Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1017543
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 12-Jun-2015
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: PRIMO. J. T. de A.
SILVA, T. G. F. da
SILVA, S. M. S. e
MOURA, M. S. B. de
SOUZA, L. S. B. de
Informaçães Adicionais: JORGE TORRES DE ARAÚJO PRIMO, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada; THIERES GEORGE FREIRE DA SILVA, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada; SÉRVULO MERCIER SIQUEIRA E SILVA, IPA; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA; LUCIANA SANDRA BASTOS DE SOUZA, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada.
Título: Calibração de sondas capacitivas, funções físico-hídricas e variação do armazenamento de água em um Argissolo cultivado com palma forrageira.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: Revista Ceres, Viçosa, MG, v. 62, n.1, p. 020-029, jan./fev. 2015.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Método do perfil instantâneo
Potencial total de água no solo
Armazenamento de água
Sondas capacitiva
Calibração
Natural resource.
Conteúdo: Neste trabalho, foi realizado a calibração de três sondas capacitivas, visando a utilizá-las na definição de funções físico-hídricas e na análise da variação espacial e temporal do conteúdo e do armazenamento de água, em um Argissolo Vermelho-Amarelo, cultivado com três clones de palma forrageira, no Semiárido pernambucano. O estudo foi executado numa área experimental situada em Serra Talhada, PE. Para isso, foi realizada a calibração de três sondas capacitivas, usando-se dados de densidade aparente do solo, de umidade gravimétrica e de frequências relativas, em cinco condições de umidade do solo. Aplicou-se o método do perfil instantâneo, para determinação do fluxo vertical de água, e do potencial matricial de água no solo. Em seguida, analisou-se a variação espaço-temporal do e do armazenamento de água no solo. As medidas de frequência relativa das sondas capacitivas apresentaram elevada relação com os dados de (R2 > 0,87). A partir do método do perfil instantâneo, foi possível determinar as funções da condutividade hidráulica e do potencial total de água no solo, em relação ao, com elevados coeficientes de determinação (R2 > 0,91). Não houve diferenças significativas do entre os clones de palma forrageira.
Thesagro: Solo
Palma forrageira.
NAL Thesaurus: Opuntia
Soil Water.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Magna12015.pdf377,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace