Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1017704
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 16-Jun-2015
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: SILVA, G. R. da
PEREIRA, F. de M.
SOUZA, B. de A.
LOPES, M. T. do R.
CAMPELO, J. E. G.
DINIZ, F. M.
Informaçães Adicionais: Geice Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal.; FABIA DE MELLO PEREIRA, CPAMN; BRUNO DE ALMEIDA SOUZA, CPAMN; MARIA TERESA DO REGO LOPES, CPAMN; José Elivalto Guimarães Campelo, Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Zootecnia.; FABIO MENDONCA DINIZ, CPAMN.
Título: Aspectos bioecológicos e genético-comportamentais envolvidos na conservação da abelha Jandaíra, Melipona subnitida Ducke (Apidae, Meliponini), e o uso de ferramentas moleculares nos estudos de diversidade.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: Arquivos do Instituto Biológico, São Paulo, v. 81, n. 3, p. 299-308, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Abelha nativa
Microssatélite
Transferibilidade
Diversidade genética
Transferability.
Native bees
Microsatellites
Genetic diversity
Conservation
Conteúdo: A abelha sem ferrão Melipona subnitida atualmente está presente em quase toda a região nordeste, em função da boa adaptabilidade ao semiárido nordestino e do potencial econômico-ecológico proporcionado pela produção de mel e pela polinização de cultivos em condições de confinamento. Apesar disso, é uma espécie ameaçada devido a processos de degradação ambiental, dentre os quais estão o desmatamento, o uso indiscriminado de agrotóxicos e o extrativismo. Tais interferências tendem a isolar as populações de Jandaíra, provocando uma queda na variabilidade genética e, consequentemente, uma redução na capacidade adaptativa da espécie. Porém, técnicas de biologia molecular estão sendo implementadas, possibilitando que populações desse tipo sejam avaliadas quanto ao seu grau de variabilidade genética. Marcadores moleculares do tipo microssatélites de DNA vêm sendo bastante usados, porém, em função do alto custo exigido para seu desenvolvimento, diversos estudos vêm empregando microssatélites transferidos de táxons próximos com amplo sucesso em estudos voltados à caracterização e à diversidade genética. Dessa forma, a presente revisão objetivou avaliar os mais relevantes aspectos bioecológicos e genético-comportamentais envolvidos na conservação da abelha Jandaíra, a fim de auxiliar na avaliação do grau de diversidade genética da espécie, bem como da sua distribuição entre indivíduos e populações da abelha sem ferrão M. subnitida.
Thesagro: Conservação
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArtigoFabiaArqInstBiol2014.pdf1,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace