Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1018217
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Monitoramento por Satélite - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 22-Jun-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: GREGO, C. R.
VICENTE, L. E.
ALBUQUERQUE, J.
FERNANDES, T. T.
FRANCHINI, J. C.
Informaçães Adicionais: CELIA REGINA GREGO, CNPM; LUIZ EDUARDO VICENTE, CNPM; PUC CAMPINAS; ESALQ/USP; JULIO CEZAR FRANCHINI DOS SANTOS, CNPSO.
Título: Análise espacial entre índice de vegetação e textura do solo utilizando componentes principais e geoestatística.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO DE GEOESTATÍSTICA APLICADA EM CIÊNCIAS AGRARIAS, 4. 2015, Botucatu. Anais... Botucatu, SP: UNESP.
Páginas: 5 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Variabilidade espacial.
Conteúdo: A análise de componentes principais (ACP) conjuntamente com a geoestatística permite reduzir a escolha das variáveis envolvidas que possuem representatividade no mapeamento dos atributos do solo e das culturas. O objetivo deste trabalho foi realizar conjuntamente a ACP e a geoestatística para representar espacialmente a relação entre o índice de vegetação obtido pela imagem de satélite e a textura do solo na Fazenda Experimental da Embrapa Soja em Londrina, PR. Na fazenda experimental com predomínio de Latossolo Vermelho distroférrico, foram determinadas a areia, silte e argila em g kg-1 na profundidade de 0-20 cm e o índice de vegetação EVI2 obtido da imagem de satélite que contém um fator de ajuste para solos. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e ACP e posteriormente foi realizada a análise geoestatística. Foi verificada a existência de alta correlação com o EVI2 no componente principal 2 para silte e argila. Estas duas variáveis foram utilizadas na análise geoestatística e foi detectada a variabilidade espacial e a relação entre os mapas de silte, argila e EVI2.
Thesagro: Soja.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4527.pdf368,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace