Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1018716
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 26-Jun-2015
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: SILVA, A. R.
SALES, A.
VELOSO, C. A. C.
CARVALHO, E. J. M.
Informaçães Adicionais: ARYSTIDES RESENDE SILVA, CPATU; Agust Sales, UEPA; CARLOS ALBERTO COSTA VELOSO, CPATU; EDUARDO JORGE MAKLOUF CARVALHO, CPATU.
Título: Propriedades físicas e teor de matéria orgânica de um latossolo amarelo sob sistemas integração lavoura-pecuária-floresta.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: Journal of Agronomic Sciences, Umuarama, v. 4, n. 2, p. 144-157, 2015.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Solo
ILPF
Eucalipto
Código Florestal
Conteúdo: Objetivou-se avaliar os efeitos dos atributos físicos e o teor de matéria orgânica de um Latossolo Amarelo em sistemas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Foi utilizado um experimento de integração Lavoura-Pecuária-Floresta com a espécie de eucalipto (Eucalyptus urophyla), sistema Santa Fé, Barreirão, Pastagem e Mata. Utilizou-se um delineamento inteiramente casualizado, com três repetições, onde os fatores de estudo considerados foram o local de amostragem e profundidades. Analisou-se as propriedades granulométricas, densidade do solo, microporos, macroporos, porosidade total e o teor de matéria orgânica. O alto teor de argila indicou um solo de textura argilosa. Os maiores teores de matéria orgânica entre os sistemas na camada 0-10 cm foram obtidos pelo iLPF seguido pela Pastagem e Mata. A densidade do solo variou significativamente entre os componentes do sistema em estudo. Quanto ao Volume Total de Poros, os sistemas de produção apresentaram diferença entre si em todas as profundidades estudadas. A macroporosidade somente apresentou diferenças significativa nas profundidades de 0-10 e 20-30 cm. Os tratamentos Santa Fé e Pastagem não apresentaram diferenças significativa de microporosidade entre as profundidades. O sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta não apresentou danos na estrutura do solo aos quatro anos de cultivo, ressaltando sua importância na recuperação de áreas degradadas
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
13.pdf231,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace