Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1019182
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Florestas - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 2-Jul-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: PORTO, C. G. DE M.
CARPINELLI, S.
JESUS, R. de A. de
BARBOSA, A. S.
COPLA, J. F.
MOLLETA, J. L.
PORFIRIO-DA-SILVA, V.
PONTES, L. DA s.
Informaçães Adicionais: Claudio Guilherme De Matos Porto, Bolsista do IAPAR; Sandoval Carpinelli, Bolsista do IAPAR; Renato de Almeida de Jesus, Bolsista do IAPAR; Andressa Seliger Barbosa, Bolsista do IAPAR; João Felipe Copla, Bolsista do IAPAR; José Luiz Molleta, IAPAR; VANDERLEY PORFIRIO DA SILVA, CNPF; Laíse da Silveira Pontes, IAPAR.
Título: Desempenho de novilhas de corte Purunã em sistemas integrados de produção agropecuária.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 25., 2015, Fortaleza. Dimensões tecnológicas e sociais da zootecnia: anais. Fortaleza: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2015.
Idioma: pt_BR
Notas: ZOOTEC.
Palavras-chave: Aveia preta
Ganho médio diário
Ganho por hectare
Sistema silvipastoril.
Conteúdo: Avaliou-se o desempenho (e.g. ganho médio diário, GMD) de novilhas de corte em pastagem de aveia-preta + azevém em dois distintos sistemas integrados de produção agropecuária (SIPA, i.e. com e sem árvores), com duas doses de nitrogênio (90 e 180 kg de N ha-1 ano-1). Diferenças significativas foram observadas principalmente quanto aos sistemas (i.e. devido a presença de árvores). Pastagens arborizadas apresentaram menores valores de massa de forragem e uma menor taxa de acúmulo diária de matéria seca. Consequentemente, o desempenho animal foi menor no sistema arborizado (e.g. GMD de 1,01 e 0,63 kg animal-1 dia-1 em sistema sem árvores vs. com árvores, respectivamente). Tais resultados foram obtidos 8 anos após a introdução do componente arbóreo no SIPA, cujo nível de restrição de luz alcançou 44%. Para uma melhor avaliação do sistema é necessário também computar o rendimento obtido com a produção de madeira.
Thesagro: Azevém.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015V.PorfirioCBZDesempenho.pdf145,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace