Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1019893
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Cerrados - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, J. P. S.
REIS, J. B. R. da S.
LEAL, D. P. V.
Additional Information: JORGE PEDRO SOUZA SILVA; JOÃO BATISTA RIBEIRO DA SILVA REIS; DANIEL PHILIPE VELOSO LEAL.
Title: Estudo de lâminas do sistema de microaspersão para a produção de pinhão-manso (Jatropha curcas L.) no norte de Minas Gerais.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA EM PINHÃO MANSO, 1., 2009, Brasília, DF. Pesquisa, desenvolvimento e inovação: tecnologia para biocombústiveis: anais. São Paulo: ABPPM; Brasília, DF: Embrapa Agroenergia, 2009.
Language: pt_BR
Keywords: Pinhão manso.
Description: Este trabalho tem como principal objetivo, avaliar qual a melhor lâmina d?água para a cultura do pinhão-manso na produção de frutos. Foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado com cinco tratamentos mais testemunha, com três repetições. O sistema de irrigação utilizado foi o de microaspersão, instalado com um emissor para cada duas plantas localizado a 1,0 m do tronco. Os tratamentos a serem estudados são os cinco diferentes tipos de lâmina. As parcelas são compostas por 12 plantas sendo quatro plantas consideradas como parcela útil. De acordo com os resultados encontrados, conclui-se que, para o peso das sementes, deve-se utilizar o fator multiplicativo de 80% da lâmina de irrigação referente ao coeficiente de cultivo. Para as variáveis comprimento, largura e espessura das sementes, não ocorreu efeito significativo a ponto de definir uma lâmina ideal para o cultivo de pinhão-manso, considerando o sistema por microaspersão. Projeto Fontes alternativas de matéria prima para produção de biocombustíveis.
Thesagro: Microaspersão
Semente.
Data Created: 2015-07-15
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2404212.pdf59,25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace