Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1020352
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 23-Jul-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: DONATO, S. L. R.
ARANTES, A. de M.
COELHO, E. F.
RODRIGUES, M. G. V.
Informaçães Adicionais: SÉRGIO LUIZ RODRIGUES DONATO, IF Baiano; ALESSANDRO DE MAGALHÃES ARANTES, IF Baiano; EUGENIO FERREIRA COELHO, CNPMF; MARIA GERALDA VILELA RODRIGUES, EPAMIG.
Título: Considerações ecofisiológicas e estratégias de manejo da bananeira.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE BANANICULTURA, 8., 2015, Montes Claros. Palestras e resumos... Belo Horizonte: Epamig, 2015. 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Os processos de fotossíntese, transpiração, respiração, absorção de água, de nutrientes e o balanço hormonal da bananeira são interdependentes, influenciados pelas interações dos fatores água-solo-genótipo-atmosfera, determinam o crescimento, o desenvolvimento fenológico, a produtividade e são regulados pela interferência humana. O cultivo da bananeira no mundo abrange diferentes zonas climáticas, como trópicos úmidos, subtrópicos frios e trópicos semiáridos, ambientes com predomínio de diferentes estresses abióticos que limitam a produtividade. Contudo, independentemente do tipo climático padrão da região de cultivo, as discussões atuais remetem para o predomínio de extremos e alterações climáticas que sugerem aumentos dos estresses de seca e calor. Acredita-se o que aumento da produção de banana em regiões mais sujeitas às variações climáticas, que apresentam estresses associados como hídrico, térmico, osmótico, de vento e de radiação demanda ações de melhoramento para obtenção de cultivares tolerantes, aliada à sintonia fina nas práticas de manejo que possibilitem construir soluções com maior especificidade no âmbito local, baseadas na interação homem-genótipo-ambiente. Assim, objetiva-se com o presente texto apresentar informações sobre ecofisiologia e estratégias de manejo da bananeira, para aumentar a segurança produtiva, a sustentabilidade e a resiliência do cultivo especialmente onde há desajuste entre a ambiência e o ótimo ecológico para a espécie.
Thesagro: Banana
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Consideracoesecofisiologicaseestrategiasdemanejodabananeira.pdf3,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace