Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1020505
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ALVES, A. de F.
RODRIGUES, M. G. V.
AMORIM, E. P.
Additional Information: ANDERSON DE FRANÇA ALVES, UNIMONTES; MARIA GERALDA VILELA RODRIGUES, EPAMIG; EDSON PERITO AMORIM, CNPMF.
Title: Estudo comparativo entre 'BRS Platina' e 'Prata-Anã' .
Publisher: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE BANANICULTURA, 8., 2015, Montes Claros. Palestras e resumos... Belo Horizonte: Epamig, 2015. 1 CD-ROM.
Pages: 1p.
Language: pt_BR
Keywords: Memlhoramento genético vegetal.
Description: A 'BRS Platina' é uma variedade de bananeira desenvolvida pela Embrapa Mandioca e Fruticultura. Híbrido tetraplóide AAAB, tem como parental feminino a 'Prata-Anã', e se destaca desta por ser resistente às manchas de Sigatoka e ao mal-do-Panamá. Em estudo comparativo feito pela Epamig em Nova Porteirinha, Norte de Minas Gerais, por três ciclos produtivos consecutivos, as duas variedades se mostraram diferentes quanto ao porte da planta e do cacho. Quanto comparada à 'Prata-Anã', a 'BRS Platina' apresenta maior altura da roseta foliar (4,3%), massa de frutos do cacho (15,3%), massa média da penca (26%) e do fruto (25%). A 'BRS Platina' apresenta, entretanto, menor número de pencas (14,5%) e de frutos que a 'Prata-Anã'(12%). O número de folhas na colheita foi 24% superior na 'Prata-Anã', porém apenas no terceiro ciclo. O número de dias entre a floração e a colheita é 16% maior na 'Prata-Anã' (21 dias), porém apenas no primeiro ciclo. O ciclo de produção (dias entre a colheita de dois cachos consecutivos da mesma família) é duas semanas a menos para a 'BRS Platina'.
Thesagro: Banana
Fitotecnia.
NAL Thesaurus: Breeding
Data Created: 2015-07-25
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estudocomparativoentre.pdf230,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace