Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1020530
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 27-Jul-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: PEREIRA, B. DE J.
SASAKI, F. F. C.
PEREIRA, M. E. C.
MOTA, J. V. R.
GOMES, T. C.
Informaçães Adicionais: BRENO DE JESUS PEREIRA, UFRB; FABIANA FUMI CERQUEIRA SASAKI, CNPMF; MARCIO EDUARDO CANTO PEREIRA, CNPMF; JOSUEL VICTOR RIBEIRO MOTA, UFRB; THAÍS CORREIA GOMES, UFRB.
Título: Climatização de bananas 'BRS Princesa': temperatura e tempo de exposição ao etileno.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PROCESSAMENTO MÍNIMO E PÓS COLHEITA DE FRUTAS, FLORES E HORTALIÇAS, 1.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-COLHEITA, FRUTAS, HORTALIÇAS E FLORES, 5.; ENCONTRO NACIONAL SOBRE PROCESSAMENTO MÍNIMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS, 8., 2015, Aracaju,SE. Avanço na conservação e qualidade de frutas, flores e hortaliças: [anais]. Aracaju : Universidade Federal de Sergipe, 2015. 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Para homogeneizar e proporcionar um amadurecimento mais rápido de bananas lança-se mão do processo denominado climatização, realizado pela exposição dos frutos ao etileno. A variedade BRS Princesa é um híbrido tetraploide (AAAB) recomendada para atender a demanda por frutos do tipo Maçã, escassos no mercado. Devido à escassez de informações na literatura sobre aspectos pós-colheita desta variedade, este trabalho objetivou avaliar temperaturas e tempos de exposição ao etileno para a climatização de bananas 'BRS Princesa'. Os tratamentos aplicados consistiram em diferentes combinações de temperatura de climatização e tempo de exposição de etileno, a saber: T1 ' controle (25 °C); T2 ? 16 °C por 16 h; T3 ' 16 °C por 32 h; T4 ? 16 °C 20 por 48 h; T5 ' 18 °C por 16 h; T6' 18 °C por 32 h; T7 ? 18 °C por 48 h. O etileno foi aplicado a 100 ?L L-1 em câmaras frias com temperatura controlada, utilizando um gerador de gás etileno (Banasil ®). Após a climatização, os frutos foram armazenados a 25 °C até atingirem o estádio 6 de amadurecimento, quando foram avaliados para: dias para atingir o estádio 6; perda de massa acumulada (%); firmeza da polpa (N); acidez titulável (AT); teor de sólidos solúveis (SS); relação SS/AT. De acordo com os resultados obtidos, pode-se observar que a climatização de frutos de 'BRS Princesa' a 18 °C por 32 ou 48 horas promoveu mais rapidamente o amadurecimento dos frutos ' praticamente metade do tempo em relação ao controle ' estando estes um pouco mais maduros em relação aos demais tratamentos. A climatização a 16 °C não promoveu 30 diferenças em relação ao controle nas condições em que foi realizado este experimento.
Thesagro: Banana
Etileno
Maturação
Pós-colheita
NAL Thesaurus: Ethylene
Postharvest systems
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Climatizacaodebananas00400112207.pdf246,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace