Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1020546
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RAMALHO NETA, T.
FERREIRA NETO, P. D.
MELO, N. J. DE A.
SARMENTO, J. D. A.
SILVA, J. da
Additional Information: TEREZINHA RAMALHO NETA, UFERSA; PEDRO DUARTE FERREIRA NETO, UFERSA; NAAMA JESSICA DE ASSIS MELO, UFERSA; JOSÉ DARCIO ABRANTES SARMENTO, UFERSA; JAEVESON DA SILVA, CNPMF.
Title: Características físicas e vida útil pós-colheita de cultivares de bananeira sob diferentes densidades de plantio.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PROCESSAMENTO MÍNIMO E PÓS COLHEITA DE FRUTAS, FLORES E HORTALIÇAS, 1.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-COLHEITA, FRUTAS, HORTALIÇAS E FLORES, 5.; ENCONTRO NACIONAL SOBRE PROCESSAMENTO MÍNIMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS, 8., 2015, Aracaju,SE. Avanço na conservação e qualidade de frutas, flores e hortaliças: [anais]. Aracaju : Universidade Federal de Sergipe, 2015. 1 CD-ROM.
Pages: 8p.
Language: pt_BR
Description: O presente trabalho tem como objetivo avaliar as características físicas e vida útil pós-colheita dos frutos de cultivares de bananeiras produzidas no município de Limoeiro do Norte/CE sob diferentes densidades de plantio. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados em faixas, com 4 blocos, os tratamentos foram constituídos de: 3 cultivares (Prata-anã, Princesa e Prata Catarina) e 2 densidades (2,00 x 2,50 m e 3,00 x 2,50 m). Os frutos foram colhidos em estádio de maturação fisiológica (2 ? verde com traços amarelos) e levados ao laboratório de fisiologia pós-colheita da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, onde foram separados, feito a lavagem e acondicionados em temperatura ambiente (24± 2ºC e 55% ± 5% UR) e avaliados aos 0, 3, 6, 9 e 12 dias de armazenamento. As bananas foram avaliadas quanto a cor da casca, rendimento de polpa, firmeza do fruto, peso do fruto e espessura de casca e polpa. Não houve diferença entre as cultivares durante o armazenamento ambiente para as características avaliadas. Houve efeito de densidade apenas para espessura de polpa, onde a de 3,0 x 2,5 m proporcionou menor espessura para cultivar Prata Anã. Considerando o fator cultivar houve diferença para as variáveis peso, espessura de casca e rendimento de polpa. A cultivar Prata Catarina destacou-se com maior peso e espessura de casca e a Cultivar Princesa maior rendimento de polpa. Não houve diferença entre as cultivares durante o armazenamento para as características avaliadas. Durante o armazenamento houve um aumento na escala de coloração, indicando o avanço no amadurecimento dos frutos, fato observado pela redução da firmeza. Os frutos das cultivares de banana podem ser comercializados até o fim do período de armazenamento, nas condições estudadas (24± 2ºC e 55% ± 5% UR) até 12 dias.
Thesagro: Banana
Pós-colheita
NAL Thesaurus: Postharvest systems
Data Created: 2015-07-27
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caracteristicasfisicas00317085251.pdf282,01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace