Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1020611
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 28-Jul-2015
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: NOMURA, E. S.
DAMATTO JUNIOR, E. R.
CUQUEL, F. L.
FUZITANI, E. J.
BORGES, A. L.
Informaçães Adicionais: EDSON SHIGUEAKI NOMURA, APTA; ERVAL RAFAEL DAMATTO JUNIOR, APTA; FRANCINE LORENA CUQUEL, UFPR; EDUARDO JUN FUZITANI, APTA; ANA LUCIA BORGES, CNPMF.
Título: Desenvolvimento das bananeiras Caipira e BRS Princesa cultivadas com doses de nitrogênio e potássio no Vale do Ribeira, SP.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE BANANICULTURA, 8., 2015, Montes Claros. Palestras e resumos... Belo Horizonte: Epamig, 2015. 1 CD-ROM.
Páginas: 1p.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: A banana 'Maçã' é apreciada pelos consumidores devido seu paladar característico, porém é altamente suscetível ao Mal-do-Panamá. Programas de melhoramento genético desenvolveram cultivares de bananeira resistente a esta doença, como 'Caipira' e 'BRS Princesa', que necessitam de estudos nutricionais. Objetivou-se avaliar essas cultivares sob quatro níveis de adubação com N e K (NK0: sem adubação; NK1: 175 e 285kg ha-1 ano-1; NK2: 350 e 570kg ha-1 ano-1; NK3: 525 e 855kg ha-1ano-1) nas condições edafoclimáticas do Vale do Ribeira. O experimento foi instalado sob delineamento de blocos casualizados em esquema fatorial 2x4 (cultivares x níveis de adubação) e parcelas subdivididas no tempo (dois ciclos). O solo apresentava teores baixos de K (0,6 mmolc dm-3) e médio de M.O. (26,7g dm-3). Os níveis de adubação afetaram positivamente ambas cultivares no diâmetro do pseudocaule e o número de folhas no florescimento. Na ?BRS Princesa? os níveis de adubação influenciaram a altura do pseudocaule, número de folhas na colheita e altura da planta filha. Para atingir valores máximos dos parâmetros de desenvolvimento a 'BRS Princesa' necessita em média da aplicação de 499kg de N e 813kg de K2O ha-1ano-1, enquanto que a ?Caipira? necessita de 525kg de N e 855kg de K2O ha-1ano-1.
Thesagro: Banana
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DESENVOLVIMENTODASBANANEIRAS.pdf232,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace