Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1020644
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 28-Jul-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CESNIK, R.
TEIXEIRA, M. F. S.
VERA, M. L.
MORAES, R. de O.
VIDAURRE, T. C.
Informaçães Adicionais: Roberto Cesnik, Embrapa Meio Ambiente; M. F. S. TEIXEIRA, Universidade Federal do Amazonas; M. L. VERA, 3PROIMI- Biotecnología (Planta Piloto de Procesos Industriales Microbiológicos) San Miguel de Tucumán, Argentina.; R. de O. MORAES, Faculdade de Ciências Farmacêuticas/ FCF, São Paulo, SP, Brasil.; T. C. VIDAURRE, Cyrbe do Brasil Ltda., Sumaré, SP, Brasil.
Título: Uma cepa entomopatogênica de colletotrichum gloeosporioides penz, produzida por fermentação no estado sólido.
Edição: 2004
Fonte/Imprenta: In: Arquivos do Instituto Biológico, São Paulo, v. 71 (supl.): 192-194, 2004. Edição dos anais do XVII Reunião Anual do Instituto Biológico; II Congresso de Iniciação Científica em Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais, São Paulo/SP, 2004.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Ortheziapraelonga
Fermentação no estado sólido.
Conteúdo: Colletotrichum gloeosporioides tem sido empregado, com sucesso, no controle de Orthezia praelonga, um inseto que tem causado inúmeros prejuízos à cultura dos citros em todo Brasil. Ele causa o enfraquecimento das plantas diminuindo o valor econômico do pomar. Como forma de contribuir para um melhor conhecimento sobre a morfologia e desenvolvimento desse fungo, por fermentação no estado sólido, realizou-se um experimento com arroz pré-cozido e esterilizado a 120º C, durante 20 minutos, em três repetições, seguindo delineamento experi-mental que incluiu concentrações diferentes de açúcar e quantidades de água, no meio de cultivo. A inoculação com esporos do fungo, produzido em meio sólido, foi seguida da fermentação a 28º C durante seis dias, em estado estacionário. Após esse período, as estruturas vegetativas e de reprodução foram desintegradas manualmente. Os resultados de concentração de conídios indicaram que as proporções de água e açúcar influenciaram na produtividade e na viabilidade dos esporos.
Thesagro: Fermentação
Colletotrichum Gloeosporioides
Glomerella Cingulata.
Ano de Publicação: 2004
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005AA036.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace