Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1020814
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 29-Jul-2015
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: ARAÚJO, L. DA S.
JESUS, O. N. de
COSTA, E. M. R.
SOARES, T. L.
SANTOS, I. S, DOS
ARAÚJO, D. M. S.
Informaçães Adicionais: LETÍCIA DA SILVA ARAÚJO, UFMA; ONILDO NUNES DE JESUS, CNPMF; EVA MARIA RODRIGUES COSTA; TALIANE LEILA SOARES; IDÁLIA SOUZA DOS SANTOS, UFRB; D'AVILA MARIA SOUSA ARAÚJO, UEMA.
Título: Caracterização de acessos e híbridos de maracujazeiro por meio de descritores morfológicos.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 3., 2014, Santos. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2014.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Objetivou-se por meio deste trabalho a caracterização morfológica de híbridos interespecíficos e acessos de maracujazeiro do banco de germoplasma de maracujá da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BAG-Maracujá). Foram caracterizados 79 híbridos interespecíficos (P. edulis x P. setacea) e sete acessos do BAG-Maracujá. Para a caracterização foram utilizados 22 descritores quantitativos e 32 qualitativos, sendo 21 referentes à parte foliar e 33 referentes à flor. Os dados foram submetidos à análise de diversidade utilizando-se como medida de dissimilaridade a distância de Gower e método de agrupamento UPGMA. A análise de cluster derivada dos dados morfológicos permitiu verificar uma ampla variabilidade genética entre os acessos e os híbridos de maracujazeiro avaliados. O coeficiente de correlação cofenético foi de 0,93, indicando um bom ajuste entre o dendrograma e a matriz de distância original. De modo geral, não houve um agrupamento com base nos grupos de cruzamentos realizados, o que pode ser justificado pelo fato de envolver apenas duas espécies nos cruzamentos interespecíficos. De maneira geral, há variabilidade nos acessos e híbridos avaliados, e estas informações podem ser úteis no direcionamento de cruzamentos visando obtenção de híbridos intra e interespecíficos.
Thesagro: Maracujá
Melhoramento vegetal
NAL Thesaurus: Passiflora
Breeding
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARACTERIZACAODEACESSOS.pdf27,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace