Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1020826
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 29-Jul-2015
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: VIEIRA, L. DE J.
LEDO, C. A. da S.
ALVES, A. A. C.
SOUZA, F. V. D.
Informaçães Adicionais: LÍVIA DE JESUS VIEIRA; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF; ALFREDO AUGUSTO CUNHA ALVES, CNPMF; FERNANDA VIDIGAL DUARTE SOUZA, CNPMF.
Título: Comparação entre métodos para testar viabilidade de pólen de mandioca silvestre e cultivada.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 3., 2014, Santos. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2014.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Para assegurar o sucesso nas hibridações controladas é importante que o pólen a ser utilizado tenha boa viabilidade. O objetivo deste trabalho foi comparar diferentes métodos para a estimativa da viabilidade dos grãos de pólen de espécies silvestres e de uma variedade cultivada de mandioca. Foram utilizados grãos de pólen de quatro espécies silvestres: M. violacea, M. dichotoma, M. peruviana e M. tomentosa; e da mandioca cultivada, M. esculenta Crantz. As flores masculinas foram coletadas de botões florais no estádio de balão da coleção de trabalho da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical. Foram utilizados três métodos para testar a viabilidade do pólen: 1 - teste colorimétrico; 2 - porcentagem de germinação in vivo; 3 - porcentagem de germinação in vitro. A viabilidade dos grãos de pólen pelo método de coloração por carmim acético foi superior a 68% em todos os genótipos. A maior viabilidade foi observada na espécie M. tomentosa com porcentagem de pólen viável igual a 96%. A viabilidade in vivo foi baixa em todos os genótipos avaliados com exceção ao acesso FLA-005-01 que obteve a porcentagem média igual a 71%. Isso pode estar relacionado com a incompatibilidade entre os genótipos doadores de pólen com a variedade mãe. Não foi observado germinação in vitro nas espécies silvestres estudadas em nenhum dos meios propostos.
Thesagro: Mandioca
Hibridação
Recurso genético
NAL Thesaurus: Cassava
Hybridization
Genetic resources
Manihot
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COMPARACAOENTREMETODOS.pdf21,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace