Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1020836
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 29-Jul-2015
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SEREJO, J. A. dos S.
TONIASSO, L. F. L.
FREITAS, L. C. M. A. S. DE
SOUZA, F. V. D.
Informaçães Adicionais: JANAY ALMEIDA DOS SANTOS SEREJO, CNPMF; LÍVIA FERNANDA LAVRADOR TONIASSO, Fapesb; LILI COSTA MAIA ALENCAR SIMÕES DE FREITAS, Fapesb; FERNANDA VIDIGAL DUARTE SOUZA, CNPMF.
Título: Conservação in vitro de germoplasma de banana em condições de crescimento mínimo.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 3., 2014, Santos. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2014.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: A determinação das condições de cultivo in vitro que reduzam a taxa de crescimento da planta e permitam aumentar o intervalo entre subcultivos é essencial para a conservação in vitro de germoplasma. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da temperatura e da concentração de sais no meio de cultura no crescimento in vitro de plantas de bananeira. Plantas da variedade Tropical (AAAB) cultivadas in vitro foram transferidas para os seguintes meios: MS, ½ MS (com metade da concentração de sais) e ¼ MS (com 1/4 da concentração de sais), e mantidas em três tipos de ambiente: sala de crescimento a 26 ºC, sala de conservação a 21 ºC e incubadora BOD a 16 ºC. Os parâmetros avaliados foram: altura da planta, número de folhas verdes e senescentes, enraizamento (notas de 1 a 4). Aos 60 dias após o estabelecimento do experimento as plantas mantidas a 16 ºC apresentaram crescimento mais lento, com os menores valores para comprimento de planta, enquanto que as plantas mantidas a 26 °C atingiram o topo do tubo de ensaio, indicando maior atividade metabólica e a necessidade de subcultivo. Com relação ao meio de cultura, as plantas mantidas em meio MS apresentaram maior número de folhas verdes, independente da temperatura do ambiente de cultivo, enquanto a mais baixa ocorrência de folhas senescentes foi registrada em meio MS na temperatura de 21ºC.
Thesagro: Banana
NAL Thesaurus: Musa.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CONSERVACAOINVITRO.pdf27,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace