Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1020882
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 30-Jul-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: TOCCHETTO, M. R. L.
PEREIRA, L. C.
TOCCHETTO, A. L.
Informaçães Adicionais: MARTA REGINA LOPES TOCCHETTO, UFSM; LAURO CHARLET PEREIRA, CNPMA; ANDRE LOPES TOCCHETTO, UNISINOS.
Título: Aspectos ambientais do gerenciamento da atividade galvânica: estudo de caso.
Edição: 2005
Fonte/Imprenta: In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE GESTÃO EMPRESARIAL E MEIO AMBIENTE, 8., 2005, Rio de Janeiro/RJ. Responsabilidade socioambiental num mundo globalizado. Rio de Janeiro/RJ: Fundação Getúlio Vargas, 2005. p. 1-7.
Idioma: pt_BR
Notas: ENGEMA
Palavras-chave: Gerenciamento ambiental
Redução de impactos
Estratégias ambientais
Conteúdo: O processo galvânico compõe-se de diversas etapas para a preparação das peças ate o reeobnmento metálico, as quais ocasionam impactos na água. no solo e no ar devido a presença de substâncias com elevada toxicidade- Os solventes clorados por este motivo estão lendo o uso reduzido ou sendo banidos. Os ácidos contaminados do processo de decapaü.em constituem-se outro problema significativo. O descarte de banhos esgotados c ayiias de lavagem lambem representa alta carga de poluentes, já que as soluções contem, entre outros elementos tóxicos, cianeto e metais pesados como cádmio- cromo. níquel, cobre, ele. O gerenciamento de resíduos com cianeto, por exemplo, aumenta os custos ambientais das empresas-, devido ás exigências de tratamento e disposição O cromo hexavalente usado nos revestimentos de cromo tem sido associado ao aparccimenio de câncer em seres humanos apôs inalação prolongada- lambem e toxico a vida aquática em concentrações relativamente baixas. A eliminação do uso de substâncias químicas perigosas reduz os riscos ambientais e ocupacionais. Nesse contexto, o objetivo do trabalho foi definido: verificai o gerenciamento da atividade galvítinca em uma empresa do Rio Grande do Sul. A metodologia adotada foi a m'> estigaliva. em estudo de caso. reali/ada a partir de visitas m loco, durante as quais foram feitas entrevistas. A empresa estudada localiza-se na região serrana do Estado. Os resultados apontaram haver: a) dificuldades em encontrar substiluintes adequados aos processos e as exigências dos produtos, b) disposição para reduzir o uso de substancias toxicas, apesar da elevação de custos. O estudo de caso também possibililou idenl.ilicai que a implantação das estratégias ambientais foi motivada pelo cumprimento da legislação e para redimi os custos de tratamento de resíduos e efluentes. Verificou-se que mesmo não havendo uma preocupação com a prevenção, as medidas adotadas têm se refletido na melhoria da proleção ambiental.
Thesagro: Impacto ambiental
Ano de Publicação: 2005
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005AA064.pdf2,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace