Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1020893
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 30-Jul-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: TOCCHETTO, M. R. L.
PEREIRA, L. C.
TOCCHETTO, A. L.
Informaçães Adicionais: MARTA REGINA LOPES TOCCHETTO, UFSM; LAURO CHARLET PEREIRA, CNPMA; ANDRE LOPES TOCCHETTO, UNISINOS.
Título: Estiagem na bacia hidrográfica dos rios Vacacaí e Vacacaí Mirim (RS): gerenciamento de conflito.
Edição: 2005
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL E AGROINDÚSTRIA FAMILIAR, 1., 2005, São Luiz Gonzaga/RS. [Anais...] São Luiz Gonzaga/RS: UERGS, 2005. p. 1627-1632.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Comitê de bacia hidrográfica
Sustentabilidade
Recursos hídricos.
Conteúdo: Inúmeras são as previsões relativas à escassez de água, em conseqüência da desconsideração da sua esgotabilidade. A água é um dos recursos naturais fundamentais para as diferentes atividades humanas e para a vida, de uma forma geral. O Rio Grande do Sul viveu a maior seca dos últimos anos, com prejuízos não só econômicos, mas, sobretudo com graves impactos ambientais que promoveram uma redução drástica da quantidade e qualidade das águas. Se fatores climáticos intensificaram a estiagem, a falta de gestão dos recursos hídricos agravou a situação calamitosa,reforçando a necessidade de implementação da Lei 10.350/94 (RS), bem como dos demais instrumentos previstos no Sistema Estadual de Recursos Hídricos. O objetivo do trabalho foi determinado de acordo com este contexto: relatar a experiência de gerenciamento de uma situação de conflito, a estiagem, em uma bacia onde os usos prioritários da água confrontam com a irrigação de lavouras de arroz. O método escolhido para o trabalho foi o relato de experiência, frente à presidência do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Vacacaí e Vacacaí Mirim. O período crítico foi de fevereiro a março de 2005, no qual realizou-se o trabalho. A estratégia utilizada foi a mobilização social, sobretudo a partir da realização de reuniões. A participação foi significativa,contando com um público mínimo de meia centena de pessoas. A primeira reunião foi realizada em 26 de fevereiro, na qual estabeleceu-se diretrizes básicas para a atuação da Direção do Comitê, frente à situação emergencial. Diversas propostas originaram-se e foram encaminhadas às autoridades competentes a fim de prevenir situações futuras. Concluiu-se que a falta de estruturação das agências dificulta o gerenciamento, exigindo uma postura firme da direção e dos demais membros frente aos confrontos, ou seja, a garantia do suprimento de água para a população e a viabilização da atividade produtiva.
Thesagro: Água
Irrigação.
Ano de Publicação: 2005
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005AA066.pdf1,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace