Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1021044
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 30-Jul-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: ABAKERLI, R. B.
FAY, E. F.
GALVÃO, T. D. L.
SOUZA, D. R. C. de
ROSA, M. A.
Informaçães Adicionais: Rosangela Blotta Abakerli, Embrapa Meio Ambiente; ELISABETH FRANCISCONI FAY, CNPMA; Tarcilo David Lobo Galvão, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA; DEBORA RENATA CASSOLI DE SOUZA, CNPMA; MARIA APARECIDA ROSA, CNPMA.
Título: Diferenças entre adubação sulfurada e calda sulfocálcica nos níveis de dissulfeto de carbono em mamão.
Edição: 2005
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO DO PAPAYA BRASILEIRO, 2., 2005, Vitória/ES. Papaya Brasil: mercado e inovações tecnológicas para o mamão. Vitória/ES: Incaper, 2005. p. 628-630.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Adubação sulfurada
Calda sulfocálcica
Dissulfeto de carbono
Conteúdo: Abakerli et al. (2003), demonstraram que o mamão pode gerar CS2 sob as condições de análise de resíduos de etilenobis(ditiocarbamatos) conduzindo a erros de interpretação quanto ao uso desse fungicida. Nas brássicas a fonte provável de CS2 é a existência do sistema glicosinolato/mirosinase, que desempenha um papel importante no sistema de defesa das plantas contra microrganismos e insetos, por meio dos seus produtos de hidrólise (Bones, 2005). Outra função desse sistema é a remobilização do enxofre presente no glicosinolato, como sulfato, pois durante estresse de S, ocorre um aumento da atividade da mirosinase. Os glicosinolatos contêm uma proporção significativa de S e de N e, portanto, pode-se esperar que os fertilizantes influenciem as concentrações dos mesmos nas brássicas. Neste trabalho visou-se verificar a influência de dois tratamentos com agroquímicos sulfurados nos níveis de CS2 em mamão, calda sulfocálcica e sulfato de amônio.
Thesagro: Adubação
Mamão
Ano de Publicação: 2005
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005AA078.pdf836,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace