Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1021070
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2005
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUZA, D. R. C. de
ABAKERLI, R. B.
FAY, E. F.
MONTEIRO, R. T. R.
Additional Information: DEBORA RENATA CASSOLI DE SOUZA, CNPMA; ROSANGELA BLOTTA ABAKERLI, Embrapa Meio Ambiente; ELISABETH FRANCISCONI FAY, CNPMA; R. T. R. MONTEIRO, CENA/USP.
Title: Determinação de herbicidas em água por enriquecimento em discos de extração.
Publisher: In: CONGRESO VIRTUAL IBEROAMERICANO SOBRE GESTIÓN DE CALIDAD EN LABORATORIOS, 3., 2005, Madrid. Libro de comunicaciones: tomo I. Madrid: Ministério da Agricultura, Pesca y Alimentación, 2005. p. 279-283.
Language: pt_BR
Description: Visando à identificação e quantificação de dezenove (19) herbicidas supostamente presentes em águas da bacia do rio Corumbataí, estado de São Paulo, Brasil, por causa do uso de agrotóxicos no cultivo predominante da região, cana de açúcar, foi desenvolvido método multiresíduos para análise desses herbicidas. A detecção e separação dos compostos foi efetuada por cromatografia gasosa com detector específico de nitrogênio e fósforo (NPD) para 8 dos herbicidas, com a utilização de coluna DB-5 30,0m x 0,25mm x 1.0µm, a qual apresentou a melhor resposta dentre as utilizadas. Por cromatografia líquida com detector ultravioleta-visível (UV-VIS) os demais herbicidas, foram separados utilizando coluna Lichrosorb RP-18, 5µm x 250mm x 4,6mm. A intenção de estabelecer método único de extração de resíduos de herbicidas trouxe a vantagem da rapidez no processo e permitiu o uso de volumes adequados de amostras, assim como a utilização de dois sistemas de detecção facilitou a separação dos analitos.
Thesagro: Herbicida
Água
Data Created: 2015-07-31
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005AA081.pdf1,41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace