Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1021113
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 31-Jul-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: PIRES, A. M. M.
MATTIAZZO, M. E.
Informaçães Adicionais: ADRIANA MARLENE MORENO PIRES, CNPMA; MARIA EMILIA MATTIAZZO, Biossolo Ltda.
Título: Efluentes da indústria processadora de batata x preservação do meio ambiente ênfase no uso agrícola de resíduos.
Edição: 2005
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO MINEIRO SOBRE PROCESSAMENTO DE BATATAS, 2005, Pouso Alegre/MG. [Anais...] Pouso Alegre/MG: EPAMIG, 2005. p. 1-22.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Efluentes
Conteúdo: Atualmente a questão "Que destino ambientalmente correto deve ser dado aos resíduos produzidos pelas atividades industriais ou urbanas?" tem sido amplamente discutida em função da ocorrência de sérios danos ambientais causados pelo descarte inadequado destes resíduos. Uma opção interessante tanto sob o ponto de vista ambiental, como econômico, é a reciclagem desses. A escolha do meio de disposição de um resíduo deve ser feita com base em um estudo de caso, ou seja, a avaliação deve ser feita no local onde o resíduo é gerado. Isso se deve principalmente ao fato de que a destinação, reutilização do resíduo não está ligada apenas à caracterização do mesmo, mas também a um estudo de viabilidade econômica, incluindo demanda na região, custo com pré-tratamento, transporte, entre outros. Com isso, nem sempre a melhor opção para um resíduo em uma região é a melhor em outra localidade. No texto são discutidos os passos que devem ser seguidos para se definir a melhor opção de disposição. Além disso, são citados exemplos de meios de disposição dos resíduos oriundos do processamento de batata: água de lavagem, óleo e casca.
Thesagro: Batata
Resíduo
Ano de Publicação: 2005
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005AA095.pdf4,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace