Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1021579
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 7-Ago-2015
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: FALEIRO, F. G.
JUNQUEIRA, N. T. V.
COSTA, A. M.
JESUS, O. N. de
MACHADO, C. de F.
PEIXOTO, J. R.
BRAGA, M. F.
Informaçães Adicionais: FABIO GELAPE FALEIRO, CPAC; NILTON TADEU VILELA JUNQUEIRA, CPAC; ANA MARIA COSTA, CPAC; ONILDO NUNES DE JESUS, CNPMF; CRISTINA DE FATIMA MACHADO, CNPMF; JOSÉ RICARDO PEIXOTO; MARCELO FIDELES BRAGA, CPAC.
Título: Pré-melhoramento das passifloras: a base para o desenvolvimento de novas cultivares de maracujazeiro azedo, doce, ornamental e funcional-medicinal.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 3., 2014, Santos, SP. Resumos... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2014.
Idioma: pt_BR
Notas: Acompanha Poster apresentado no Congresso.
Palavras-chave: Produtos tecnológicos
Pre-melhoramento.
Conteúdo: As atividades de pré-melhoramento das Passifloras são de grande importância, considerando o uso diversificado do maracujá no processamento industrial (maracujazeiro azedo), no consumo in natura (maracujazeiro doce) e no uso de plantas ornamentais, funcionais e medicinais. Neste trabalho são apresentados as experiências de sucesso da Embrapa e parceiros no pré-melhoramento do maracujazeiro. Espécies silvestres tem sido utilizadas em programas de melhoramento genético como fonte de resistência a doenças, autocompatibilidade, insensibilidade ao fotoperíodo, morfologia da flor para polinização por pequenos insetos e melhores características químicas e físicas dos frutos. Hibridações inter e intra-específicas tem sido realizadas com sucesso e produtos tecnológicos têm sido obtidos, podendo-se destacar as cultivares de maracujazeiro azedo BRS Gigante Amarelo, BRS Sol do Cerrado, BRS Ouro Vermelho e BRS Rubi do Cerrado, as cultivares de maracujazeiro ornamental BRS Estrela do Cerrado, BRS Rubiflora e BRS Roseflora e a cultivar de maracujazeiro silvestre BRS Pérola do Cerrado. A interação e sinergia entre as ações de conservação e caracterização de recursos genéticos, pré-melhoramento, melhoramento e pós-melhoramento estão permitindo o desenvolvimento variedades, híbridos e outros produtos tecnológicos.
Thesagro: Maracujá
Melhoramento genético vegetal
NAL Thesaurus: Passion fruits
Passiflora.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PREMELHORAMENTODASPASSIFLORAS.pdf27,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace