Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1021753
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 11-Ago-2015
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: COSTA, F. de S.
KLEIN, M. A.
CAMPOS FILHO, M. D.
SILVA, F. de A. C.
BARDALES, N. G.
SANTIAGO, A. C. C.
Informaçães Adicionais: FALBERNI DE SOUZA COSTA, CPAF-AC; MARCELO ANDRE KLEIN, CPAF-AC; MANOEL DELSON CAMPOS FILHO, CPAF-AC; FRANCISCO DE ASSIS CORREA SILVA, CPAF-AC; Nilson Gomes Bardales, Imac; Antônio Clebson Cameli Santiago, Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar do Acre.
Título: Agricultura conservacionista na produção familiar do Juruá, Acre.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015. E-pôster 385.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Agricultura conservacionista
Rotação de culturas
Leguminosas
Amazônia Ocidental
Acre
Juruá.
Conteúdo: Conservar e preservar a Amazônia Brasileira são conceitos com relações de dependência mútua e tarefas complexas, mas alternativas tecnológicas existem e podem ajudar nessa direção. São apresentadas alternativas tecnológicas para a derruba e queima no Estado do Acre. Safras de mandioca e milho foram cultivadas em um Argissolo Amarelo distrófico de Mâncio Lima, região do Juruá, com princípios da agricultura conservacionista e inclusão de calcário e adubo, no gradiente de adoção de tecnologia do sistema convencional da região sem adoção de tecnologia (T) até o sistema com plantio direto, cultivo de leguminosa, corretivos e adubos (MPC). A produtividade da mandioca foi maior no MPC em duas safras, todavia a magnitude do incremento está relacionada à granulometria de solos da região do Juruá. A produtividade do milho foi crescente em quatro safras no MPC, com incremento relacionado ao tempo entre o início do experimento (2006) até a segunda safra de 2014, à reaplicação de calcário e adubos no solo do experimento e aos materiais genéticos de milho utilizados nas safras. Os resultados apresentados neste trabalho indicam que conservar e reintegrar ao processo produtivo as áreas já desmatadas da Amazônia precisa de tecnologia, respeitando a capacidade de uso do solo dessas áreas, especialmente quando a escala de produção agrícola é familiar. Um efeito direto da conservação com tecnologia é a redução da pressão de desmatamento na Amazônia Brasileira, com ganhos potenciais ambientais, que, por sua vez, podem estabilizar os sistemas de agricultura conservacionista.
Thesagro: Plantio Direto.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
25698.pdf274,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace