Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1021793
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 12-Ago-2015
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SILVA, J. B. da
CERQUEIRA, C. A. S.
MACHADO, C. de F.
Informaçães Adicionais: JAQUELINE BARRETO DA SILVA, UFRB; CARLOS ANTONIO SOARES CERQUEIRA, UFRB; CRISTINA DE FATIMA MACHADO, CNPMF.
Título: Seleção de descritores morfoagronômicos para caracterização de germoplasma de maracujazeiro em condições de cultivo orgânico.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 3., 2014, Santos, SP. Resumos... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2014.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: A escassez de informações morfoagronômicas de maracujazeiros indica a necessidade de estudos básicos relacionados à caracterização e à avaliação do germoplasma. O trabalho teve como objetivo selecionar descritores morfoagronômicos para caracterização de germoplasma de maracujazeiro em cultivo orgânico. Para isto foram avaliados dois acessos de maracujá, Passiflora setacea (28 plantas) e P. gibertii (20 plantas). Foram avaliados nove descritores da folha, 22 da flor, 11 do fruto, dois relacionados à planta e a produtividade. Os dados obtidos foram analisados por meio de estatística descritiva, utilizando-se medidas de tendência central (média) e de variabilidade dos dados (desvio padrão), com o uso do programa Sisvar. Em relação aos descritores de folha e flor, observou-se variabilidade entre os acessos avaliados. As plantas do acesso P. gibertii apresentaram precocidade na produção de flores e frutos. Em relação à produtividade, P. gibertii, destacou-se em relação ao P. setacea. Na caracterização dos frutos, P. setacea se sobressaiu, com maior valor de peso médio (42,38 g), maiores valores de diâmetros (47,48 e 41,97 mm), maior espessura da casca (5,51 mm), e maior percentagem de acidez titulável (1,86%). P. gibertii obteve maior rendimento de polpa (33,38 %) e maior percentual de sólidos solúveis (27,35 %). Portanto, o estudo permitiu a seleção de descritores contrastantes para os acessos avaliados em condições de cultivo orgânico.
Thesagro: Maracujá
Recurso genético
NAL Thesaurus: Passion fruits
Passiflora
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SELECAODEDESCRITORES.pdf28,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace