Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1021796
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 12-Ago-2015
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SILVA, R. L. DA
SOUZA, F. V. D.
FERREIRA, C. F.
COSTA, M. A. P. de C.
Informaçães Adicionais: RONILZE LEITE DA SILVA, UEFS; FERNANDA VIDIGAL DUARTE SOUZA, CNPMF; CLAUDIA FORTES FERREIRA, CNPMF; MARIA ANGÉLICA PEREIRA DE CARVALHO COSTA, UFRB.
Título: Uso de marcadores ISSR na avaliação de estabilidade genética de plantas de abacaxi conservadas in vitro.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 3., 2014, Santos, SP. Resumos... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Ananas comosus var comosus.
Ananas comosus var bracteatus
Ananas comosus var ananassoides
Conteúdo: A Embrapa Mandioca e Fruticultura possui um Banco de Germoplasma com aproximadamente 600 acessos do gênero Ananas, com duplicatas de segurança in vitro para aproximadamente 40 % da coleção, desde 2003. A estratégia utilizada é a do crescimento lento a partir da redução do metabolismo celular. Não existem estudos sobre a estabilidade genética de plantas de abacaxi após um longo período de conservação sob essa condição. O objetivo do presente estudo foi avaliar a ocorrência de variação somaclonal utilizando marcadores moleculares ISSR (Inter-Simple Sequence Repeats) em um total de 160 plantas oriundas da conservação in vitro e 6 do BAG em campo, pertencentes a seis acessos (BGA 03, BGA 20, BGA 49, BGA 72, BGA 206 e BGA 232) de três variedades botânicas de abacaxizeiro (A. comosus var. bracteatus, A. comosus var. comosus e A. comosus var. ananassoides). Das 160 plantas in vitro avaliadas para as três variedades botânicas, não houve variação somaclonal em nenhum dos acessos de A. comosus var. comosus e A. comosus var. ananassoides quando comparadas com as plantas do campo, enquanto que na variedade A. comosus var. bracteatus 50 % dos clones apresentaram possível variação somaclonal por meio dos marcadores ISSR 11, ISSR 25 e ISSR 27 utilizados. Portanto, os resultados demonstram que os marcadores ISSR foram eficientes em avaliar a fidelidade genética dos acessos de abacaxizeiro conservados in vitro. A estratégia de conservação, por tempo prolongado de 10 anos, não causou instabilidade genética em plantas de Ananas comosus var. comosus e A. comosus var. ananassoides. Para o A. comosus var. bracteatus faz-se necessário identificar as causas das variações encontradas, assim como ajustar a metodologia de conservação.
Thesagro: Marcador molecular
Marcador genético
Abacaxi
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
USODEMARCADORESISSR.pdf28,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace