Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022357
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 20-Ago-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SILVA, T. J. J. da
FERREIRA, M. de O.
LIMA, J. R. F. de
Informaçães Adicionais: TIAGO JOSÉ JESUS DA SILVA, Doutorando em Economia Aplicada pelo PPGEA/UFJF; MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA, Professora do PPGECON/UFPE/CAA; JOAO RICARDO FERREIRA DE LIMA, CPATSA.
Título: Desempenho exportador da manga e uva brasileira no comércio internacional: uma aplicação com modelo gravitacional.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 53., 2015, João Pessoa. Agropecuária, meio ambiente e desenvolvimento: anais. João Pessoal: Sober, 2015.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Competitividade
Modelo gravitacional
Vale Submédio do São Francisco
Mango.
Comércio internacional
Conteúdo: O presente trabalho tem como proposta analisar o desempenho exportador da manga e da uva brasileira no comércio internacional no período de 2003 a 2013. Para atingir tal objetivo, foram estimados dois modelos gravitacionais uma para a manga e outro para uva mediante a técnica econométrica de dados em painel. De acordo com os resultados obtidos nos dois modelos, todas as variáveis utilizadas se mostraram significativas e com sinal esperado como preconizado pela literatura, cabendo destacar que em ambos os modelos as variáveis distância e razão preço pago no país importador frente os preços pagos no Brasil foram as que exerceram maior influência no fluxo bilateral de comércio, medido em termos de valores das exportações dessas frutas. Evidenciando dessa forma, a necessidade de realização de maiores investimentos em logística, a fim de reduzir custos de transporte e consequentemente reduzir preço final do bem, estimulando dessa forma um aumento em sua demanda e no volume comercializado, obtendo com isso ganhos de escala, fatores esses determinantes para obtenção de competitividade dessas frutas no mercado internacional, possibilitando desse modo, maiores oportunidades de inserção comercial.
Thesagro: Manga
Uva
Economia
Exportação
Mercado.
NAL Thesaurus: International trade
Grapes.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoaoRicardo5.pdf619,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace