Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022528
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 21-Ago-2015
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SIVIERO, A.
ROWEDER, C.
MACEDO, P. E. F. de
GOMES, N. S. B.
FURTADO, E. L.
Informaçães Adicionais: AMAURI SIVIERO, CPAF-AC; C. Roweder, Ifac; PAULO EDUARDO FRANCA DE MACEDO, CPAF-AC; N. S. B. Gomes, Ufac; E. L. Furtado, Unesp.
Título: Manchas foliares em plantios de eucalipto no Acre, Amazônia / Leaf spots in Eucalyptus plantations in Acre, Amazon.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 48.; CONGRESSO BRASILEIRO DE PATOLOGIA PÓS COLHEITA, 2., 2015, São Pedro. Fitopatologia de precisão - fronteiras da ciência: anais. São Pedro, SP: SBF, 2015.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Fitopatologia
Coniella fragariae
Acre
Amazônia Ocidental.
Conteúdo: O Acre é um estado com grande potencial para o cultivo do eucalipto devido às condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento de espécies de rápido crescimento. Os principais usos locais do eucalipto são; produção de energia, madeira, carvão vegetal e sombreamento de animais no sistema agrossilvopastoril. Em outubro de 2014 foi realizado o plantio de clones de eucalipto H13, I144 e GG100, híbridos Eucalyptus urophylla x E. grandis, sob sistema silvipastoril em sete faixas intercaladas com pastagens de Brachiaria brizantha medindo 21 a 24 metros. Cada faixa foi composta por quatro linhas de eucalipto no espaçamento de 2 x 3 metros, perfazendo uma área total de 21 ha. Em março de 2015 foi observado ataque de patógenos na parte aérea em nestas plantas causando manchas foliares e deformações. A coleta folhas com sintomas de doenças foi realizada usando dez plantas por faixa. Foram identificados em laboratório após observações microscópicas, corridas bacterianas e consulta em literatura especializada os patógenos: a. Xanthomonas axonopodis causando mancha foliar e desfolha precoce em alta incidência no campo; b. Puccinia psidii, causador da ferrugem do eucalipto apresentando 3% de incidência, notadamente em plantas do clone H13 e c. Coniella fragariae causando mancha necrótica de anéis concêntricos nas folhas ocorrendo em reboleiras em baixa incidência no campo. Este é o primeiro relato destes patógenos em eucalipto no Acre.
Thesagro: Eucalipto
Mancha Foliar
Puccinia Psidii.
NAL Thesaurus: Xanthomonas axonopodis.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
25703.pdf7,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace