Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022660
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 25-Ago-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SANTOS, A. K. A.
BENCHIMOL, R. L.
SILVA, C. M. da
PALMEIRA, T. dos S.
Informaçães Adicionais: Ana Karoliny Alves Santos, GRADUANDA UFRA; RUTH LINDA BENCHIMOL, CPATU; Carina Melo da Silva, DOUTORANDA UFRA; Thais dos Santos Palmeira, GRADUANDA UFRA.
Título: Queima-do-fio em ipecacuanha (Psychotria ipecacuanha).
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 3., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2015.
Páginas: p. 33-37.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Ipeca.
Conteúdo: A ipeca (Psychotria ipecacuanha) é um subarbusto pertencente à família Rubiacea que pode atingir 30 cm de altura. Nativa das regiões sombrias e úmidas das florestas tropicais da América, possui alto valor comercial pelo uso farmacológico ligado ao seu grande poder emético e amebicida, sendo muito usada no tratamento antidiarréico, amebicida, expectorante e antiinflamatório. É uma espécie de exportação, de grande demanda, tendo o Brasil como principal exportador. Este trabalho teve como objetivo registrar a ocorrência de uma doença provocando queima nas folhas de plantas de ipeca pertencentes ao Banco Ativo de Germoplasma (BAG) de Plantas Medicinais e Aromáticas da Embrapa Amazônia Oriental, observada no final do período chuvoso, em junho de 2015. O levantamento foi feito em três canteiros de ipeca, com 22 acessos cada, observando-se 17,58% de plantas atacadas. Plantas com sintomas da doença e sinais do patógeno foram levadas ao Laboratório de Fitopatologia da Embrapa Amazônia Oriental, para análise. As plantas atacadas apresentavam rizomorfas de coloração marrom escuro ao longo dos ramos e folhas, iniciando pelas mais velhas, provocando o secamento total da planta. A doença foi identificada como queima-do-fio, provocada pelo fungo Ceratobasidium sp.
Thesagro: Planta Medicinal.
NAL Thesaurus: Ceratobasidium.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic20156.pdf317,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace