Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022662
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 25-Ago-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: QUADROS, A. F. F.
BOARI, A. de J.
CARVALHO, T. P.
GOMES JUNIOR, R. A.
Informaçães Adicionais: Ayane Fernanda Ferreira Quadros, GRADUANDA UFRA; ALESSANDRA DE JESUS BOARI, CPATU; Taise Pereira Carvalho, GRADUANDA UFRA; RUI ALBERTO GOMES JUNIOR, CPATU.
Título: Detecção molecular de Colletotrichum siamense em mudas de palma de óleo.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 3., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2015.
Páginas: p. 38-41.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Palma de óleo
Elaeis guineenses.
Conteúdo: A palma de óleo é uma das culturas mais importantes no mundo, encontrando-se em franca expansão no estado do Pará. Muitos fungos têm sido encontrados causando doenças nesta cultura. Durante o monitoramento das plantas do Banco Ativo de Germoplasma de palma de óleo da Embrapa Amazônia Oriental, utilizado no programa de melhoramento, foi observada a presença de mudas com sintomas de necrose foliar onde se observou a presença de conídios característicos do gênero Colletotrichum. Assim, o trabalho teve como objetivo identificar a espécie do fungo por meio de PCR, seguido do sequenciamento multilocus do DNA. Para isso, tecidos de folhas das mudas de palma de óleo que apresentavam sintomas de doenças foram plaqueados em ágar-água. Posteriormente, o fungo foi repicado para meio BDA e mantido a temperatura ambiente. Após 10 dias alguns dias foi realizada a extração de DNA para a realização do PCR utilizando os primers ITS4/ITS5 e BT2A/BT2B. O produto do PCR foi sequenciado e avaliado nos programas Blast, ClustalW e Mega 5.2, onde verificou-se que o isolado pertence a espécie Colletotrichum siamense. Este foi o primeiro relato de C. siamense associado a antracnose foliar de palma de óleo no Brasil.
Thesagro: Antracnose
Filogenia
Muda.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic20157.pdf233,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace