Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022732
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 26-Ago-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BLANCO, D. G.
ALFAIA, J. P. de
NORONHA, A. C. da S.
Informaçães Adicionais: Dímison Garcia Blanco, BOLSISTA PIBIC; Josiane Pacheco de Alfaia, BOLSISTA CPATU; ALOYSEIA CRISTINA DA SILVA NORONHA, CPATU.
Título: Monitoramento de Diaphorina citri e inimigos naturais em Citrus spp. e Murraya paniculata no estado do Pará.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 3., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2015.
Páginas: P. 77-80.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Citros.
Conteúdo: Diaphorina citri (Hemiptera, Liviidae), vetor da bactéria causadora da doença dos citros Huanglongbing, utiliza citros como hospedeiro além da planta ornamental conhecida como murta (Murraya paniculata). Este trabalho teve como objetivo monitorar D. citri e seus inimigos naturais em municípios do Estado. Observações foram realizadas no período de agosto de 2014 a maio de 2015 com coletas de ramos em plantas com a presença do inseto para quantificação de ovos, ninfas e inimigos naturais. Foram observadas plantas de citros e murta em 44 pontos localizados em 17 municípios. Foi constatada a ausência de D. citri em plantas de citros e a presença do inseto em 72,27% das plantas de murta. Foram quantificados 2874 ovos, 1487 ninfas, 12 adultos de D. citri mortos e infectados por fungo, e obtidos 126 exemplares do parasitoide Tamarixia radiata. A presença de D. citri e inimigos naturais reforçam a continuação o monitoramento com a ampliação das áreas visitadas.
Thesagro: Controle Biológico.
NAL Thesaurus: Psylloidea.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic201516.pdf248,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace