Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022736
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amapá - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 26-Ago-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SILVA, D. D. G. da
ANJOS, D. D. dos
PALHA, M. das D. C.
ARAUJO, J. da C.
SÁ, A. L. A. de
SILVA, A. do S. L. da
Informaçães Adicionais: JAMILE DA COSTA ARAUJO, CPAF-AP.
Título: Análise biométrica do crescimento pré e pós dimorfismo sexual em machos e fêmeas de muçuãs (Kinisternon scorpioides).
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGRONOMIA, 29., 2015, Foz do Iguaçu. Desafios e oportunidades profissionais: anais. Curitiba: CONFEA-PR, 2015.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Quelônio
Caracterisitica sexual
Desenvolvimento corporal
Aquicultura.
Animal silvestre
Conteúdo: O muçuã (Kinosternon scorpioides) é um cágado bastante apreciado em toda a região amazônica, sendo um quelônio com características zootécnicas promissoras na aquicultura. Contudo, há poucos estudos que abordem os parâmetros zootécnicos básicos, estes ainda desconhecidos, além de poucas informações sobre a produção deste animal em cativeiro foram estabelecidas. Portanto com este trabalho objetivou-se descrever o peso e medidas biométricas nos períodos pré e pós dimorfismo sexual de machos e fêmeas de muçuãs nascidos e mantidos no Criadouro Cientifico do Projeto Bio-Fauna da Universidade Federal Rural da Amazônia-Belém/Pa. As medidas biométricas estudadas foram: Comprimento da Carapaça (CC) Largura da Carapaça (LC), Comprimento do Plastrão Maior (CPma) e Menor (CPme), Largura do Plastrão (LP) e Altura (A) em (mm) e Peso (P) individual em (g) de 15 machos e 15 fêmeas nos períodos de 2014 e 2015. No presente estudo foram encontradas diferenças significativas (P<0,05) no peso e medidas biométricas, observadas entre os períodos de pré e pós-dimorfismo em machos, sendo maiores no período de pré-dimorfismo. Para fêmeas, houve diferença significativa (P<0,05) nos parâmetros LC, CPme, CPma e LP entre período pré e pós-dimorfismo.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-AP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPAFAP2015AnalisebiometricadocrescimentopreposMucuas.pdf446,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace