Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022737
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 26-Ago-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MENDES, G. G. C.
OLIVEIRA, M. do S. P. de
Informaçães Adicionais: Gleidson Guilherme Caldas Mendes, BOLSISTA FAPESPA; MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU.
Título: Avaliação fenológica em acessos de tucumanzeiro (Astrocaryum vulgare Mart.) nas condições de Belém, PA: resultados preliminares.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 3., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2015.
Páginas: p. 91-95.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Tucumã-do-pará
Fenofases
Palmeira.
Conteúdo: O tucumanzeiro (Astrocaryum vulgare Mart.) é uma palmeira de porte arbóreo, possuindo caule em touceiras, cujos frutos apresentam grande potencial econômico para comunidades tradicionais, por apresentarem inúmeras utilidades. Nos últimos anos, essa palmeira foi indicada como fornecedora de matéria prima para produção de biodiesel e, portanto, necessita de estudos que possam subsidiar plantios em escala comercial. Objetivou-se avaliar aspectos fenológicos de floração e de frutificação em acessos de tucumanzeiro nas condições de Belém, PA. Foram avaliadas 181 plantas representantes de 32 acessos no Banco Ativo de Germoplasma de Tucumã da Embrapa Amazônia Oriental, instalado em Belém, PA, durante sete meses. Nesse período foram acompanhados, mensalmente, quatro estágios de floração e quatro de frutificação. Durantes os meses avaliados foi possível observar a ocorrência dos eventos de floração e frutificação. As fenofases de floração foram mais intensas nos meses de abril e maio, enquanto as de frutificação de novembro a abril. De um modo geral, os acessos de tucumanzeiro apresentam coincidência nas fenofases de floração e de frutificação, mas há acessos temporões, ou seja, que produzem frutos fora da safra.
NAL Thesaurus: biodiesel.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic201519.pdf320,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace