Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022743
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 26-Ago-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: RODRIGUES, J. D. B.
ALVES, R. M.
FERNANDES, J. R. Q.
Informaçães Adicionais: Jardel Diego Barbosa Rodrigues, GRADUANDO UFRA; RAFAEL MOYSES ALVES, CPATU; JOSE RAIMUNDO QUADROS FERNANDES, CPATU.
Título: Estudo fenológico do taperebazeiro em sistema agroflorestal implantado no estado do Pará.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 3., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2015.
Páginas: p. 101-105.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Taperebá
Spondias mombin L.
Conteúdo: O trabalho teve por objetivo analisar os períodos de floração e frutificação de uma coleção de clones de Spondias mombin, bem como, verificar a relação das fenofases com a variável climática precipitação pluviométrica. Além do taperebazeiro compunham o SAF as espécies: cupuaçuzeiro, cumaruzeiro e bananeira. Os dados fenológicos foram coletados mensalmente, no período de 2007 a 2013. Verificou-se que as plantas da população não tiveram um comportamento padronizado de eventos fenológicos, em razão da variabilidade genética da população. Algumas plantas começaram a florescer com dois anos e meio de campo, sendo que, quase 45% das plantas frutificaram no sexto ano. A floração apresentou correlação linear negativa moderada com a variável climática, sendo que esta fenofase é mais intensa no período de agosto a novembro. Por outro lado, a frutificação não sofreu influência da precipitação pluviométrica e foi mais concentrada no período de novembro a fevereiro, apesar de que, foram observadas plantas frutificando na maioria dos meses do estudo. Para que as plantas floresçam há necessidade de certo estresse hídrico, daí concentrar-se no período mais seco do ano.
Thesagro: Frutificação.
Floração
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic201521.pdf442,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace