Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022776
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 27-Ago-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: RODRIGUES JUNIOR, O. M.
LEMOS, O. F. de
LEITE, D. R. R.
SOUZA, C. B. L. de
Informaçães Adicionais: Orlando Maciel Rodrigues Junior, BOLSISTA FAPESPA; ORIEL FILGUEIRA DE LEMOS, CPATU; Dávia Rosane Rodrigues Leite, MESTRANDA UFRA; Camila Beatriz Lima de Souza, MESTRANDA UFRA.
Título: Indução in vitro de calos por diferentes fitorreguladores, presença de contaminação e oxidação em híbrido intraespecífico de Piper nigrum L. (Piperaceae) sob fotoperíodo reverso.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 3., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2015.
Páginas: p. 167-171.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Pimenta-do-reino
Vitropatógeno.
Conteúdo: A indução de calos é a primeira etapa da organogênese indireta. Este trabalho objetivou avaliar a indução de calos in vitro por diferentes fitorreguladores e os aspectos que limitam, tais como a presença de contaminação e de oxidação dos explantes em um híbrido intraespecífico de pimenteirado- reino. Os explantes foram inoculados em meio basal MS suplementado com os fitorreguladores 1mg.L-1 BAP + 0,5 mg.L-1 GA3, apenas 1,5 mg.L-1 BAP ou apenas 4 mg.L-1 TDZ, além de uma testemunha sem fitorreguladores. Após 5 semanas, foram registradas as porcentagens de indução de calos, contaminação e oxidação. Não houve calos na testemunha. Todos os meios de cultura com reguladores de crescimento induziram calos, com a maior média de 70% em 1,5 mg.L-1 BAP. A média de contaminação de explantes variou de 54% a 86% e todos os tratamentos apresentaram pelo menos o grau leve de oxidação. A utilização de 1mg.L-1de BAP + 0,5 mg.L-1 de GA3, 1,5 mg.L-1 de BAP ou de 4mg.L-1 de TDZ sob fotoperíodo reverso é eficaz na indução de calos no híbrido intraespecífico de Piper nigrum. A ocorrência de contaminação e a oxidação limitam a calogênese in vitro, devendo ser minimizadas pelo ajuste no método de assepsia e pelo teste de outros antioxidantes
Thesagro: Calogênese
Regeneração.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic201535.pdf316,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace