Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022779
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 27-Ago-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: LIMA, P. P.
ILKIU-BORGES, F.
FARO, B. L. S. de O.
COSTA, P. A. da
Informaçães Adicionais: Paula Piloni Lima, GRADUANDA UFRA; FERNANDA ILKIU BORGES DE SOUZA, CPATU; Barbara Luzia Santos de Oliveira Faro, GRADUANDA UFRA; PALMIRO ALVAO DA COSTA, CPATU.
Título: Importância da identificação botânica na comercialização de espécies madeireiras.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 3., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2015.
Páginas: p. 172-175.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Construção civil
Identificação botânica.
Conteúdo: A correta identificação botânica das espécies arbóreas, além de contribuir para um melhor planejamento das atividades madeireiras, aumenta consideravelmente a credibilidade da empresa e do consumidor. Dessa maneira, é de extrema importância o conhecimento da variação de espécies de diferentes nomes científicos e nomes vernaculares. Essa variação deve ser considerada quando é realizada a identificação, com a finalidade de melhor conhecer as aplicações de propriedades da madeira, sejam elas na construção civil, ou outras não menos importantes. O objetivo deste trabalho foi realizar a identificação anatômica macroscópica em amostras de madeiras utilizadas no município de Dom Eliseu, Pará, a fim de checar e conhecer o rigor na identificação botânica local. Para realização do estudo, 15 amostras de espécies arbóreas foram previamente selecionadas pelos nomes vernaculares utilizados na região. Ficou constatado pelo levantamento bibliográfico que a identificação macroscópica pode auxiliar e favorecer a comercialização da madeira, mesmo utilizando nomes comerciais, evitando erros no processo.
Thesagro: Madeira
Serraria.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic201536.pdf223,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace