Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022793
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 27-Ago-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SANTOS, R. P. dos
ISHIDA, A. K. N.
SILVA, C. T. B. da
SOUZA FILHO, A. P. da S.
Informaçães Adicionais: Regiane Pinheiro dos Santos, BOLSISTA FADESP; ALESSANDRA KEIKO NAKASONE ISHIDA, CPATU; CLENILDA TOLENTINO B DA SILVA, CPATU; ANTONIO PEDRO DA SILVA SOUZA FILHO, CPATU.
Título: Efeito dos extratos de Astrocaryum jauari e Phyllanthus niruri sobre fungos fitopatogênicos.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 3., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2015.
Páginas: p. 191-194.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Controle alternativo
Extratos vegetais
Passiflora edulis f flavicarpa Deg
Conteúdo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito dos extratos de Astrocaryum jauari e Phyllanthus niruri L. sobre o crescimento micelial de Colletotrichum gloeosporioides, Fusarium solani e Rhizoctonia solani. O experimento foi conduzido no Laboratório de Fitopatologia da Embrapa Amazônia Oriental. Os extratos foram incorporados ao meio de cultura BDA fundido na concentração de 1%. Após a solidificação do meio depositou-se um disco de 8 mm de diâmetro de micélio fúngico no centro da placa de Petri contendo o meio com os extratos. A determinação do crescimento micelial foi realizada diariamente com auxílio de um paquímetro, até que o fungo em um dos tratamentos atingisse uma das extremidades da placa. Para cada fungo, o delineamento experimental foi inteiramente casualizado com 3 tratamentos e 5 repetições. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e a comparação das médias foi realizada pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. O extrato de A. jauari reduziu o crescimento de C. gloeosporioides em 21,07% e de R. solani em 7,88%. Enquanto o extrato de P. niruri estimulou o crescimento de todos os fungos.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic201540.pdf324,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace