Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022797
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 27-Ago-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MACENA, R. P.
AZEVEDO, C. M. B. C. de
KATO, O. R.
Informaçães Adicionais: Reure Pinheiro Macena, BOLSISTA PIBIC/FAPESPA; CELIA MARIA BRAGA C DE AZEVEDO, CPATU; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU.
Título: Viabilidade econômica de um sistema silvipastoril para agricultura familiar do nordeste paraense.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 3., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2015.
Páginas: p. 195-198.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Bovinos
Relação benefício/custo.
Conteúdo: Os sistemas silvipastoris têm sido apontados como uma forma adequada quando se busca aliar produção com conservação ambiental, sendo indicado para uso pela agricultura familiar da Amazônia. Esse tipo de exploração associa plantas lenhosas perenes a pastagens e animais em uma mesma área, com um arranjo espacial temporal, nos quais deve haver tanto interações ecológicas como econômicas. O objetivo do trabalho foi avaliar a viabilidade econômica de um sistema silvipastoril com Paricá em agricultura familiar no nordeste paraense. Um sistema silvipastoril foi conduzido em área de agricultor familiar no município de Igarapé-Açu, PA. Uma área de 2,5 hectares foi preparada pelo método de corte e trituração da capoeira. Os tratamentos foram Sistema silvipastoril com paricá (Schizolobium amazonicum) e Pastagem solteira de Brachiaria brizantha cv. Marandu. As árvores foram plantadas em quatro faixas (4m x 50m), em linha simples, no espaçamento de 5m x 5m. O espaçamento entre as faixas foi de 8m. O manejo da pastagem foi rotacionado, com animais bovinos. Foi avaliada a viabilidade econômica do SSP utilizando-se os indicadores de valor presente líquido (VPL), taxa interna de retorno (TIR) e ralação benefício/custo (B/C). Os resultados obtidos foram VPL (R$ 11.196,56), TIR (31,04%) e relação B/C (R$ 2,42), mostrando a viabilidade do SSP.
Thesagro: Paricá.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic201541.pdf244,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace