Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022830
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 27-Ago-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SANTOS, L. S. dos
MARTORANO, L. G.
LISBOA, L. S.
MORAES, J. R. da S. C. de
Informaçães Adicionais: Leticia Souza dos Santos, BOLSISTA PIBIC; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU; Leila Sheila Lisboa, DOUTORANDA ESALQ/USP; José Reinaldo da Silva Cabral de Moraes, MESTRANDO UNESP.
Título: Estimativa de rendimento potencial de castanha do brasil em resposta a oferta pluvial anual na Amazônia.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 3., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2015.
Páginas: p. 251-255.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Baixo Amazonas
Produção de amêndoas.
Conteúdo: Ao avaliar o rendimento anual de castanha do Brasil nota-se a existência de uma variação bianual indicando um processo oscilatório nos pólos extrativistas na Amazônia. O objetivo deste trabalho foi estimar o rendimento potencial de Castanha do Brasil em respostas à oferta pluvial na Amazônia. Foram utilizados dados disponíveis na base SIDRA do IBGE referentes à produção de castanhas por municípios. Fez-se uma análise exploratória dos dados e avaliou-se uma série histórica de 2000 a 2010 contendo dados pluviais e dados de produção de castanha. Esses dados foram normalizados para extrair discrepância e similaridades entre as variáveis. Observou-se que os dados foram fortemente correlacionados com 83% de probabilidade que o rendimento da castanha pode ser explicado por uma equação linear onde a variável dependente é a oferta pluvial anual. A equação ajustada foi utilizada na estimativa de rendimento de castanha usando como base de dados pluviais as normais climatológicas para Amazônia. Os resultados evidenciaram que os maiores rendimentos estimados ocorrem em castanhais localizados nas áreas mais pluviosas da Amazônia. As estimativas indicam o potencial que os pólos de produção podem fornecer em função da oferta pluvial, reforçando que anos mais pluviosos tendem a garantir maiores safras, nos anos subsequentes.
Thesagro: Clima.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic201553.pdf315,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace