Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022831
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 27-Ago-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: ASSIS, R. M. A. de
LAMEIRA, O. A.
MEDEIROS, A. P. R.
NEVES, R. L. P.
Informaçães Adicionais: Rafael Marlon Alves de Assis, BOLSISTA PIBIC/CNPQ; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; Ana Paula Ribeiro Medeiros, PÓS-GRADUANDA UFRA; Raphael Lobato Prado Neves, PÓS-GRADUANDO UFRA.
Título: Aspectos fenológicos do noni - Morinda citrifolia Linn. (Rubiaceae).
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 3., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2015.
Páginas: p. 256-260.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Coleta
Precipitação.
Conteúdo: Morinda citrifolia Linn. é uma espécie vegetal pertencente à família Rubiaceae, conhecida popularmente como noni, originária do sudoeste da Ásia. Utilizada na medicina popular, possui atividade antibacteriana, antiviral, antifúngica, antitumoral, anti-helmíntica, analgésica, antiinflamatória, hipotensora e imunoestimulante. O conhecimento sobre a fenologia permite avaliar a disponibilidade de recursos ao longo do ano. Esse conhecimento pode ser aplicado em várias áreas de atuação, possibilitando determinar estratégias de coleta de sementes e disponibilidade de frutos, o que influenciará a qualidade e quantidade da dispersão das sementes O objetivo do trabalho foi avaliar o período de floração e frutificação do noni, correlacionando com a precipitação pluviométrica, visando identificar aépoca mais indicada para a coleta e utilização das folhas. Os valores de precipitação foram fornecidos pela Embrapa Amazônia Oriental, utilizando-se a média acumulada mensal para o período de janeiro de 2009 a dezembro de 2014. Para as observações fenológicas foram selecionados 7 indivíduos de noni. Ocorreu floração e frutificação durante todos os meses do ano. Os meses que obtiveram maiores médias consecutivas das fenofases foram agosto, setembro e outubro com 16,5; 15 e 15,7 dias respectivamente, onde coincidiram com os índices de menor precipitação. As menores médias foram registradas nos meses de maior precipitação, que ocorreram em fevereiro, março e abril. A precipitação pluviométrica influenciou nas fenofases do noni. Os meses de menores dias de fenofases são os indicados para coleta das folhas.
Thesagro: Frutificação.
Floração
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic201554.pdf278,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace