Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022835
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 27-Ago-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: PONTES, L. C. G.
CUNHA, E. F. M.
CARVALHO, J. E. U. de
Informaçães Adicionais: Lígia Cristine Gonçalves Pontes, BOLSISTA CNPQ; ELISA FERREIRA MOURA CUNHA, CPATU; JOSE EDMAR URANO DE CARVALHO, CPATU.
Título: Distribuição da variabilidade genética de progênies de bacurizeiro coletadas na Ilha do Marajó, PA, por meio de amova.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 3., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2015.
Páginas: p. 265-268.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: ISSR
Platonia insignis Mart.
Conteúdo: O bacurizeiro (Platonia insignis Mart.) é uma espécie frutífera nativa da Amazônia muito utilizada na cultura alimentar nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Devido a seu grande potencial econômico para as regiões, a espécie vem sendo conservada em Bancos Ativos de Germoplasma (BAG) a fim de se conhecer a variabilidade conservada. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi verificar a distribuição da variabilidade genética em progênies de bacurizeiro pertencentes ao BAG da Embrapa Amazônia Oriental por meio de marcadores ISSR (Inter Simple Sequence Repeats) utilizando a análise de variância molecular (AMOVA). Foram coletadas 78 amostras de bacurizeiro pertencentes a 16 progênies, onde sete foram coletadas no município de Soure e nove em Salvaterra, ambas regiões na Ilha do Marajó. Os 78 indivíduos foram genotipados com 23 primers ISSR pré-selecionados. Obteve-se 121 produtos amplificados, dos quais 52 foram polimórficos. Verificou-se que a maior porção da variabilidade genética está dentro de progênies (94%) ou de locais de coleta (98%), com baixa diferenciação genética entre progênies e entre locais de coleta de bacurizeiro. Dessa forma, pode-se concluir que os marcadores moleculares ISSR detectam variabilidade genética em bacurizeiro.
Thesagro: Banco de Germoplasma.
Bacuri
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic201556.pdf232,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace