Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022843
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 27-Ago-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: TAPPEMBECK, M. de F. C.
MARQUES, J. R. F.
MATOS, A. de S.
COSTA, J. da S.
Informaçães Adicionais: Milena de Fátima Costa Tappembeck, BOLSISTA PIBIC; JOSE RIBAMAR FELIPE MARQUES, CPATU; Amanda de Souza Matos, DOUTORANDA UFPA; Juliane da Silva Costa, MESTRANDA UFPA.
Título: Prova de ganho de peso de bubalinos em conservação: dados preliminares.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 3., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2015.
Páginas: p. 282-285.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Bubalino
Desempenho
Melhoramento genético.
Conteúdo: A bubalinocultura no Brasil vem crescendo nas últimas décadas, onde são reconhecidas quatro raças de búfalos: Mediterrâneo, Murrah, Jafarabadi e a Carabao. O sistema de confinamento é uma das tecnologias empregadas para determinar índices de produtividade para corte. O trabalho foi desenvolvido na Central de Biotecnologia em Reprodução Animal (CEBRAN), Campus da UFPA ? Castanhal - PA, sendo avaliados 14 búfalos, provenientes do rebanho em conservação e melhoramento genético da Embrapa. Estes animais participam de uma PGP, seguindo o recomendado na Portaria SNPA Nº 45, de 1º de outubro de 1?87, intitulada como ?Normas de procedimentos técnico-administrativos para execução de provas zootécnicas em bovinos de corte? do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA/Secretaria Nacional de Produção Agropecuária ? SNPA, optando-se pela prova TIPO III. O período total estimado para a PGP neste foi de 132 dias da prova. Os animais apresentaram um rendimento satisfatório na prova até o momento avaliado e a utilização deste tipo de metodologia facilita a identificação de animais geneticamente superiores para carne. Assim o objetivo do trabalho foi acompanhar uma prova piloto de PGP, de búfalos em conservação, apresentando os resultados parciais.
Thesagro: Bubalus Bubalis.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic201560.pdf248,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace