Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022847
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 27-Ago-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CARVALHO, T. P.
BOARI, A. de J.
QUADROS, A. F. F.
SILVA, M. L. A. da
Informaçães Adicionais: Taise Pereira Carvalho, BOLSISTA PIBIC; ALESSANDRA DE JESUS BOARI, CPATU; Ayane Fernanda Ferreira Quadros, BOLSISTA PIBIC; MANOEL LUIZ ANDRADE DA SILVA, CPATU.
Título: Avaliação do banco ativo de mandioca da Embrapa Amazônia Oriental quanto às viroses.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 3., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2015.
Páginas: p. 290-294.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: BAG
Banco Ativo de Germoplasma.
Conteúdo: O estado do Pará é o principal produtor de mandioca (Manihot esculenta) no Brasil, seguido pela Bahia, Maranhã e Paraná. Entretanto, os vírus Cassava vein mosaic virus (CsVMV), Cassava common mosaic virus (CsCMV) e vírus couro de sapo podem causar perdas na produção da mandioca no Brasil. Os sintomas causados por estes vírus são mosaico, nanismo, diminuição do teor de amido, e do tamanho e espessura da raíz, e aumento de fibras. O objetivo deste trabalho foi verificar a presença de viroses no Banco Ativo de Germoplamas (BAG) de Mandioca da Embrapa Amazônia Oriental. Para isso, foi feita a diagnose visual de três plantas de cada acesso do BAG. As plantas que apresentaram sintomas característicos de viroses tiveram folhas coletadas e transportadas para o laboratório para análise da presença do ácaro sob lupa. Além disso, dez acessos do programa de melhoramento foram analisados via teste sorológico PTA- Elisa indireto, utilizando o antissoro PVX, por apresentar relação sorológica contra o CsVMV. Em seguida, as amostras que apresentaram maior absorbância no teste de Elisa, foram analisadas via RT-PCR utilizando os pares de primers (Potex1; Potex 2) e (CsVMV1; CsVMV2). Não foi detectada a presença vírus via teste molecular. O banco Ativo de Germoplasma de mandioca da Embrapa Amazônia Oriental aparentemente não apresenta viroses.
Thesagro: Manihot Esculenta.
Mandioca
NAL Thesaurus: Cavemovirus
Potexvirus.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic201562.pdf249,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace