Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022849
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 27-Ago-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MEDEIROS, A. P. R.
LAMEIRA, O. A.
ASSIS, R. M. A. de
NEVES, R. L. P.
Informaçães Adicionais: Ana Paula Ribeiro Medeiros, MESTRANDA UFRA; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; Rafael Marlon Alves de Assis, GRADUANDO UFRA; Raphael Lobato Prado Neves, MESTRANDO UFRA.
Título: Fenologia de espécies de interesse para quintais agroflorestais na Amazônia.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 3., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2015.
Páginas: p. 301-305.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Espécies frutíferas.
Conteúdo: A fenologia observa as fases reprodutivas e vegetativas das plantas associadas aos fatores climáticos, conhecimento esse importante na seleção de espécies de interesse agroflorestal. Assim, o estudo teve como objetivo avaliar as fenofases reprodutivas do abacateiro (Persea americana Mill.) e goiabeira (Psidium guayava L.) cultivados no Horto de plantas medicinais da Embrapa Amazônia Oriental. As observações fenológicas dos indivíduos da pesquisa foram registradas diariamente no período de janeiro de 2009 a dezembro de 2012, registrando-se a presença ou ausência dos eventos de floração e frutificação, sendo processadas em planilhas do Excel. Os frutos e as flores de modo geral estiveram presentes nas espécies frutíferas estudadas de forma descontínua ao longo do período avaliado. Os meses de janeiro e setembro foram os únicos que apresentaram floração e frutificação das duas espécies juntas e o mês de dezembro com ausência delas. Para a goiabeira ocorreu floração em alguns meses do ano, sendo registradas nos meses de agosto e outubro as maiores médias, com 5 e 4 dias, respectivamente. Já para a espécie abacate, a maior frequência observada de floração foi no mês de setembro, com média de 5 dias. O conhecimento da época de floração e frutificação de espécies frutíferas é fundamental para o planejamento da arborização de quintais agroflorestais, auxiliando no plantio de espécies úteis na alimentação da fauna e de uso alimentar e medicinal em diferentes períodos do ano.
Thesagro: Floração.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic201564.pdf343,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace