Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022850
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 27-Ago-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MEDEIROS, A. P. R.
LAMEIRA, O. A.
ASSIS, R. M. A. de
NEVES, R. L. P.
Informaçães Adicionais: Ana Paula Ribeiro Medeiros, MESTRANDA UFRA; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; Rafael Marlon Alves de Assis, GRADUANDO UFRA; Raphael Lobato Prado Neves, MESTRANDO UFRA.
Título: Desempenho de plantas de Carapa guianensis Aubl. - Meliaceae obtidas de sementes submetidas a diferentes ambientes e período de armazenamento.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 3., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2015.
Páginas: p. 306-309.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: O estudo teve como objetivo avaliar o desempenho das plantas de Carapa guianensis, Aubl., provenientes de sementes submetidas a três ambientes e três períodos de armazenamento. O experimento foi realizado no viveiro do Horto de plantas medicinais da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém-PA. As sementes coletadas foram submetidas a três ambientes e períodos de armazenamento. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado num esquema fatorial (3x3 (três períodos de armazenamento: 4, 8 e 12 dias e três ambientes de armazenamento: água, areia e geladeira). Aos 67, 74, 81, 88, 95 e 102 dias após a semeadura (DAS), foi mensurada a altura de planta (cm) e o diâmetro do coleto (mm). Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas por meio do teste de Tukey a 5% de probabilidade. O crescimento das plantas de C. guianensis provenientes de sementes submetidas ao processo de armazenamento foi ascendente para as variáveis altura (cm) e diâmetro do coleto (mm). Quanto a variável altura, o maior valor obtido foi de 54,77cm para o ambiente água, aos 4 dias de armazenamento, e o menor valor de 25,88cm para o ambiente de geladeira. O maior diâmetro registrado foi de 8,81 mm no ambiente água, aos 4 dias, e o menor diâmetro de 5,32 mm obtido no ambiente geladeira, aos 8 dias.
Thesagro: Andiroba
Crescimento.
Conservação
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic201565.pdf262,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace