Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022851
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SOUSA, A. M. de
OLIVEIRA, M. do S. P. de
FARIAS NETO, J. T. de
Informaçães Adicionais: Angela Maria de Sousa, MESTRANDA UFRA; MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU; JOAO TOME DE FARIAS NETO, CPATU.
Título: Variabilidade genética entre progênies de açaí branco para caracteres da planta.
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 3., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2015.
Páginas: p. 310-315.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Açaí branco
Herdabilidade
Variabilidade genética.
Conteúdo: O açaí branco (Euterpe oleracea) apresenta maior carência de estudos para auxiliar no melhoramento do quê a variedade violácea. Estudos para estimar a variabilidade genética são de grande relevância para auxiliar programas de melhoramento na escolha de progênies superiores. O objetivo deste trabalho foi estudar a variabilidade genética de progênies de polinização livre de açaí branco para caracteres da planta. Foram avaliados três caracteres relativos à planta, em 26 progênies de açaí branco, instaladas em delineamento inteiramente ao acaso (DIC) com dez repetições e uma planta por parcela, espaçadas em 5m x 5m, no Banco de Germoplasma da Embrapa Amazônia Oriental, sendo eles: número de estipe por planta (NEP), comprimento entre cinco entrenós (CEN) e circunferência a altura do peito (CAP). Os dados foram obtidos foram organizados, digitados e analisados no programa GENES. A análise de variância mostrou que apenas o caráter (CAP) apresentou diferença significativa a 1% de probabilidade entre as progênies. A herdabilidade foi alta para este caráter, podendo indicar consideráveis ganhos genéticos. A seleção de indivíduos que apresentam valores acima da média para (CAP) apontam indivíduos promissores para produção de frutos, visto que tais caracteres são correlacionados positivamente.
Thesagro: Euterpe Oleracea.
Ano de Publicação: 2015-08-27
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic201566.pdf265,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace