Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022860
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 28-Ago-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MORAES, F. K. C.
LEMOS, O. F. de
TREMACOLDI, C. R.
VASTRO, G. L. S. de
Informaçães Adicionais: Fabrícia Kelly Cabral Moraes, DOUTORANDA UFRA; ORIEL FILGUEIRA DE LEMOS, CPATU; CELIA REGINA TREMACOLDI, CPATU; Gledson Luiz Salgado de Castro, UFRA.
Título: Comportamento das raízes de pimenteira-do-reino in vitro submetidas ao filtrado de cultura de Fusarium solani f sp. piperis.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 3., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2015.
Páginas: p. 321-325.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Pimenta-do-reino
Alterações morfológicas
Filtrado fúngico.
Conteúdo: Piper nigrum L. é a mais importante especiaria comercializada mundialmente e de grande importância econômica para o Brasil e para o estado do Pará. No entanto, a produtividade do Estado sofre muitas oscilações provocadas por vários fatores, dentre os quais, destacam-se os problemas fitossanitários. Com o objetivo de avaliar as alterações na morfologia e no crescimento das plantas de pimenteira-do-reino in vitro sob à ação do filtrado de cultura de Fusarium solani f. sp. piperis, brotos da cultivar Guajarina foram subcultivados em meio de cultivo ½ MS por 4 semanas e depois transferidos para tubos de ensaio contendo meio de cultivo ½ MS e filtrado fúngico nas doses 0, 20, 30, 40 e 50% (v/v). As plantas foram mantidas em sala de crescimento sob condições controladas de temperatura, foto período e intensidade luminosa por 45 dias. Foram observadas alterações morfológicas e redução no crescimento da cultivar a partir da dose 20% de filtrado fúngico. Verificouse que as plantas tiveram o comprimento radicular e número de raízes reduzidos à medida que se aumentou a concentração. Então, o uso de filtrado fúngico no meio de cultura altera a morfologia e crescimento das plantas da cultivar Guajarina de pimenteira-do-reino.
Thesagro: Piper Nigrum.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic201568.pdf244,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace