Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022862
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SANTOS, L. R. R. dos
LEMOS, O. F. de
RODRIGUES, S. de M.
MONDIN, M.
Additional Information: Lana Roberta Reis dos Santos, DOUTORANDA UFRA; ORIEL FILGUEIRA DE LEMOS, CPATU; SIMONE DE MIRANDA RODRIGUES, CPATU; Mateus Mondin, ESALQ/USP.
Title: Quantidade de DNA nuclear de genótipos do gênero Piper.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 3., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2015.
Pages: p. 331-334.
Language: pt_BR
Keywords: Pimenta-do-reino
Citometria de fluxo
Espécies nativas
Description: Piper é um gênero que se destaca por possuir espécies com importância econômica, como a pimenteira-do-reino, que apresenta suscetibilidade a doenças, e outras nativas da Amazônia, que por sua vez, são resistentes. Neste caso, é necessária a caracterização citogenética dessas espécies deste gênero para posterior utilização em programas de melhoramento genético. Com o objetivo de mensurar o conteúdo de DNA nuclear de espécies do gênero Piper pertencentes ao Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Amazônia Oriental através da técnica de citometria de fluxo, foram analisados 11 genótipos do gênero Piper, dentre os quais quatro eram cultivares de pimenteira-doreino (Piper nigrum) e sete espécies de Piper nativa da Amazônia. O tamanho do genoma de cada genótipo foi apresentado em megabases (Mb) e os resultados evidenciaram distinção entre o conteúdo de DNA das espécies analisadas. Portanto, a técnica de citometria de fluxo permitiu caracterizar e identificar diferenças citogenéticas entre espécies do gênero Piper.
Data Created: 2015-08-28
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pibic201570.pdf228,42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace