Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022863
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 28-Ago-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: COSTA, M. P. da
LAMEIRA, O. A.
INNECO, R.
BARBOSA, S. M.
Informaçães Adicionais: Marly Pedroso da Costa, UFPA; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; Renato Inneco, UFC; Suzana Marques Barbosa, BOLSISTA CPATU/NATURA.
Título: Enraizamento in vitro da pataqueira.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 3., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2015.
Páginas: p. 335-338.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Cultura de tecidos
Rizogênese
Pataqueira
Conteúdo: O uso da biodiversidade da floresta amazônica para suprir a necessidade da indústria de perfumes é real. Recente, mais uma espécie aromática da região norte foi incluida no portfólio da pricipal empresa brasileira de cosméticos, a Conobea scoparioides (Cham. & Schltdl.) Benth, popularmente chamada de erva pataqueira. O uso da técnica de cultura de tecidos está possibilitando suprir a grande demanda de material vegetal. Contudo, a aplicação eficiente desta técnica é necessária. O objetivo do trabalho foi avaliar a viabilidade biológica no uso do meio de cultura MS líquido e do regulador de crescimento AIB na fase de enraizamento in vitro da Pataqueira. Utilizou-se brotos assépticos inoculados em meio líquido MS e a auxina AIB. O delineamento estatístico foi em fatorial 2X4 (MS 100% e 50% dos sais; AIB 0,0; 0,25; 0,5 e 0,75 mg.L-1) com dez repetiçõe. Após 30 dias de incubação foi analisada a variável percentagem de plantas enraizadas. O tratamento contento o meio MS 100% suplementado com 0,50 mg.L-1de AIB promoveu o maior percentual de rizogênese com 87,50%. Desta forma, confirma-se a viabilidade biológica do meio MS líquido e do AIB na fase de enraizamento in vitro da espécie.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic201571.pdf239,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace