Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022895
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 28-Ago-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: NEVES, R. L. P.
LAMEIRA, O. A.
MEDEIROS, A. P. R.
ASSIS, R. M. A. de
Informaçães Adicionais: Raphael Lobato Prado Neves, MESTRANDO UFRA; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; Ana Paula Ribeiro Medeiros, MESTRANDO UFRA; Rafael Marlon Alves de Assis, BOLSISTA PIBIC.
Título: Caracterização morfológica foliar de acessos do banco ativo de germoplasma de ipeca.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 3., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2015.
Páginas: p. 368-371.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Florestas tropicais
Ipeca
Plantas medicinais
Conteúdo: A espécie Psychotria ipecacuanha (Brotero) Stokes, Rubiaceae, popularmente conhecida como ipeca, ipecacuanha e poaia, é uma planta medicinal que já foi considerada a espécie de maior valor medicinal no Brasil, ocorre nas regiões sombrias e úmidas das florestas tropicais da América. Encontra-se ameaçada de erosão genética ou em vias de extinção por ter sofrido intenso processo extrativo, abertura de novas fronteiras agrícolas e, também, por ter as áreas de ocorrência natural reduzidas. A maioria dos trabalhos sobre a ipeca é relacionada a estudos farmacológicos, o que deixa lacunas, principalmente no que se refere à taxonomia, morfologia e conservação. Neste enfoque, este estudo objetivou caracterizar morfologicamente acessos pertencentes ao Banco Ativo de Germoplasma de Ipeca visando á diferenciação entre os mesmos. Os aspectos morfológicos avaliados foram: forma da folha; base foliar; ápice foliar; cor da folha apical; cor do pecíolo e cor da nervura. O carater forma de folha dos acessos variou entre ?obovada? e ?elíptica?, o carater base foliar variou em ?revoluta? e ?cuneada?, o carater ápice foliar variou em ?acuminado? e ?agudo?, o carater cor da folha apical variou em ?verde escuro? e ?verde claro?, o caráter cor do pecíolo variou em ?verde escuro? e ?verde claro? e o caráter cor da nervura variou em ?verde escuro? e ?verde claro?.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic201579.pdf253,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace