Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1023431
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ARAUJO, H. J. B. de
Additional Information: HENRIQUE JOSE BORGES DE ARAUJO, CPAF-AC.
Title: Avaliação da durabilidade da madeira de eucalipto citriodora (Corymbia citriodora) tratada com CCA em ambiente amazônico.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EUCALIPTO, 3., 2015, Vitória. [Anais...]. Vitória: CEDAGRO/ES, 2015. Disponível em<http://www.congressoeucalipto.com.br/trabalhos.php>. Acesso em: 08 set. 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Recursos florestais
Exploração madeireira
Durabilidade da madeira
Rio Branco (AC)
Acre
Amazônia Ocidental.
Description: A exploração econômica tem causado diminuição do estoque das espécies madeireiras amazônicas tradicionais de alta durabilidade natural resultando na elevação do preço e inviabilizando seu uso. Uma alternativa para o problema é substituir as espécies tradicionais por espécies plantadas de rápido crescimento e tratadas com preservativos químicos. Este estudo objetiva avaliar a degradação biológica de madeira de eucalipto citriodora tratada com CCA e exposta em ensaio de campo implantado em maio de 2005 em Rio Branco/AC. As variáveis avaliadas foram: a) sem tratamento; b) tratamento com CCA; c) degradação por fungos; d) degradação por cupins; e e) parte da peça afetada. A partir da 3ª avaliação (47 meses de ensaio), 100% dos corpos de prova não tratados foram classificados com o grau de degradação máximo e 100% dos tratados, decorridos 60 meses, com o grau mínimo. As partes não tratadas com maior e menor grau de degradação foram, respectivamente, o topo inferior e a parte aérea acima de 10 cm do solo. A degradação provocada por fungos foi ligeiramente inferior à dos cupins.
Thesagro: Eucalipto.
Data Created: 2015-09-08
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
25705.pdf48,1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace