Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1023971
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 15-Set-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: NASCENTE, A. S.
CARVALHO, M. da C. S.
ALVES, L. C.
BOLLELA, R. P. S.
NAVES, L. F. V.
MELO, L. C.
Informaçães Adicionais: ADRIANO STEPHAN NASCENTE, CNPAF; MARIA DA CONCEICAO SANTANA CARVALHO, CNPAF; LUCIANA CHRISTINA ALVES, estudante Uni-Anhanguera; RHENATA PAULA SILVA BOLLELA, estudante Faculdade Montes Belos; LUIS FERNANDO VIEIRA NAVES, estudante Uni-Anhanguera; LEONARDO CUNHA MELO, CNPAF.
Título: Efeito da época de aplicação de nitrogênio na produtividade do feijoeiro-comum de ciclo superprecoce.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Ciclo superprecoce
Conteúdo: O manejo do nitrogênio (N) em cultivares superprecoces de feijoeiro comum precisa ser validado, visto que esses genótipos possuem ciclo 40% inferior ao das cultivares tradicionais. O objetivo desse trabalho foi de determinar o efeito da época de aplicação de nitrogênio no desenvolvimento de genótipo superprecoce de feijoeiro comum. O experimento de campo foi conduzido na safra de inverno no ano de 2014, na fazenda Capivara da Embrapa Arroz e Feijão em Santo Antônio de Goiás, GO. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso em esquema de parcelas subdivididas, com quatro repetições. Nas parcelas estavam os genótipos de feijoeiro-comum (IPR Colibri ? controle, linhagem CNFC 15873, CNFC 15874 e CNFC 15875) e nas subparcelas as épocas de aplicação do nitrogênio (90 kg de N na semeadura; 90 kg de N em cobertura; 45 kg de N na semeadura e 45 kg em cobertura). A aplicação de N proporciona incrementos no número de vagens por planta e na produtividade de grãos do feijoeiro-comum de ciclo superprecoce. A época de aplicação de N não afeta os componentes de produção e produtividade de grãos do feijoeiro-comum de ciclo superprecoce. As linhagens de feijoeiro-comum de ciclo superprecoce apresentam valores de componentes de produção e produtividade semelhantes ao cultivar IPR Colibri.
Thesagro: Feijão
Phaseolus vulgaris
Nitrogênio
Produtividade
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPAF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CBCS2.pdf146,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace